A Avenida Anita Garibaldi, na ligação do Ahú à região da Barreirinha, está na fase final de recuperação do pavimento com aplicação de asfalto novo e os resultados já agradam aos trabalhadores do comércio local.
Os serviços na avenida, feitos por equipes contratadas pela Superintendência de Manutenção Urbana da Secretaria do Governo Municipal (SGM), devem ser concluídos nesta semana em uma extensão de 1.340 metros, desde o cruzamento com a Rua Tomazina até a Rua Nilo Brandão. O novo pavimento é feito com asfalto borracha (massa asfáltica que conta com pneus descartados na composição).
"O trabalho das equipes de manutenção urbana é permanente para garantir a segurança e a qualidade nos deslocamentos em importantes eixos de ligação por toda a cidade", afirma o secretário do Governo Municipal e presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur.
Bom para o comércio
Para Ronaldo Augusto Leal, que atende em uma loja de alimentos naturais na Anita Garibaldi próximo do cruzamento com a Rua Coronel Adyr Guimarães, as obras estão deixando a via mais bonita. “Isso será bom para comércio em geral, com melhoria na segurança ao fluxo de pedestres e veículos”, disse Leal.
André Silva, vendedor da loja de produtos de R$ 1,99 na Anita Garibaldi com a Rua Alfredo Wekerlin, considera que a obra vai contribuir para aumentar o movimento do público. “Futuramente vai melhorar bastante”, previu Silva.
O trecho com pavimento revitalizado da Avenida Anita Garibaldi é itinerário de nove linhas de ônibus, entre convencionais, alimentadoras e de ligeirinho (Barreirinha; Anita Garibaldi; Barreirinha/Guadalupe; Ahú/Los Angeles; Estribo Ahú; Paineiras; Santa Gema; Fernando de Noronha/Laranjeiras; e Caiuá/Cachoeira).
Frentes de trabalho
Nesta semana, equipes de manutenção urbana contratadas pela SGM trabalham simultaneamente em dez frentes de melhorias do pavimento e da acessibilidade de importantes eixos viários da cidade.
Nesta segunda-feira (16/10) foi incluída à lista de intervenções já em andamento, a fresa e recape da Rua Wilson de França, entre a Avenida Presidente Kennedy e a Rua Eduardo Carlos Pereira, próximo ao Shopping Palladium, numa extensão de 200 metros.
A maior parte das intervenções deve ser concluída ainda neste mês, a depender das condições climáticas e da complexidade das obras.