O trabalho de fresa e recape para a recuperação do pavimento da Avenida Silva Jardim está em fase adiantada. Até o presente momento foram realizados aproximadamente 75% dos serviços de recuperação do pavimento. A revitalização do pavimento da importante via está alinhada ao compromisso da Prefeitura pelo zelo por Curitiba.
As intervenções preveem melhorias em 4,4 km de extensão da via, no trecho entre as ruas Coronel Dulcídio (Água Verde) e Mariano Torres (Centro), considerando 2,2 km de cada uma das pistas. O trabalho está alinhado ao zelo da Prefeitura de Curitiba pela mobilidade urbana, qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento dos bairros.
Uma pista por vez
Para amenizar o impacto no trânsito na via, por onde circulam milhares de veículos todos os dias, as equipes coordenadas pela Superintendência de Manutenção Urbana, da Secretaria de Governo Municipal (SGM), estão fazendo o trabalho em uma pista por vez.
As equipes iniciaram a intervenção no dia 10/4 pela pista da direita a partir da Rua Coronel Dulcídio, e já chegaram ao cruzamento com a Rua Mariano Torres, finalizando a primeira etapa do trabalho. Agora, o mesmo trabalho está sendo realizado na pista da esquerda, e as obras já alcançaram o cruzamento com a Rua Alferes Poli.
Fresa e recape
A recuperação do pavimento da Avenida Silva Jardim está sendo feita pelo sistema de fresa e recape. Na primeira fase, o maquinário retira a camada danificada de asfalto para, em seguida, aplicar nova capa de pavimento, feita com asfalto borracha (massa asfáltica que conta com pneus descartados na composição).
Ajuda aos negócios
O asfalto novo da Avenida Silva Jardim está ajudando os comerciantes de diversas formas além da locomoção, como explica a funcionária da loja Marcpar, Luiza Batista Mariano.
“O pavimento antigo estava péssimo, e era muito barulhento. Agora já facilitou muito, fica mais tranquilo para nós, que trabalhamos aqui, e principalmente para os clientes. Muita gente já está comentando sobre a rua nova”, diz Luiza.
A agilidade das equipes da Prefeitura também está recebendo elogios na região, relata o funcionário do centro automotivo Personal, Anderson de Souza. “Os trabalhos nos dois lados da pista foram muito rápidos, não duraram nem um dia. Ver esse asfalto depois foi muito bom.”
A maior tranquilidade na região também beneficiou os moradores, tanto para andar a pé quanto de carro. Roger Iwasaki, de 33 anos, passa pela avenida todos os dias com seu cão Jiro, e aprova os trabalhos da SGM.
“Para andar com o Jiro ficou bem melhor agora, não é mais aquele barulho de antes. Chegar de carro aqui também ficou mais fácil agora, essa rua nova é outra coisa”, conta Roger.
Ônibus circulam normalmente
Durante a intervenção, as linhas de ônibus que passam pela Avenida Silva Jardim estão circulando normalmente. Agentes da Superintendência de Trânsito (Setran) orientam os motoristas.
Os bloqueios são parciais e variáveis de acordo com o andamento dos trabalhos e a previsão de conclusão é para o início de maio, se as condições do tempo permitirem.
Zeladoria Digital
A requalificação do pavimento da Avenida Silva Jardim foi uma necessidade apontada pela Zeladoria Digital, uma nova ferramenta que a Prefeitura de Curitiba está usando para apoiar o trabalho de Manutenção Urbana da cidade.
Lançada no Smart City Expo Curitiba 2024, a inovação utiliza um sensor, acoplado a carros da frota da Prefeitura e de aplicativo, para monitorar a situação das ruas da cidade e avaliar o pavimento e outros elementos que a compõem. Ao detectar que há um buraco na rua, por meio da inteligência artificial, a tecnologia abre automaticamente um protocolo de solicitação do serviço para ser executado pela Prefeitura.