Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
40ª Oficina de Música de Curitiba

Recital lírico na Oficina de Música de Curitiba faz homenagem ao centenário de Maria Callas

Recital Lírico no Auditório Regina Casillo, na 40ª Oficina de Música de Curitiba. Foto: Cido Marques/FCC

O sábado (28/1) foi de Recital Lírico no Auditório Regina Casillo, a apresentação faz parte das inúmeras atividades gratuitas da 40ª Oficina de Música de Curitiba. Na primeira parte, compositores brasileiros. Confira a programção da 40ª Oficina de Música de no Guia Curitiba

No palco, uma das mais importantes sopranos brasileiras, Rosana Lamosa interpretou composições de Glauco Velásquez (1884-1914) e Heitor Villa-Lobos (1887-1959) O barítono Inácio De Nonno apresentou obras de Alberto Nepomuceno (1864-1920); Caio Senna (1959); César Guerra-Peixe (1914-1993) e Ronaldo Miranda (1948).  Doutor em música pela Unicamp e professor de Canto na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tem mais de 30 CDs gravados com repertórios brasileiros.


Rosana e Inácio estavam acompanhados de Priscila Bomfim, pianista e maestrina assistente do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.


Ópera de Mozart

Na plateia um público que entende, estuda e gosta de música, como a cantora lírica, Sarah Migliori. “A Oficina de Música de Curitiba  é de extrema importância para o nosso país e para o nosso estado. Ela permite que as pessoas tenham acesso à música em diferentes estilos. Ela mostra que a música não está distante da nossa realidade, que a música é para todos”, disse a cantora.  Sarah é aluna no curso Ópera Studio, que estuda a ópera Le nozze di Figaro, de Wolfgang Amadeus Mozart, que será encenada nos dias 04 e 5 de fevereiro, no Auditório Salvador de Ferrante – Guairinha.

40ª Oficina de Música de Curitiba: mais uma semana inteira de atrações pela cidade

O barítono, Carlos Moraes veio de Belo Horizonte e participa da Oficina pela primeira vez. “Uma experiência desafiadora. É um papel muito importante para minha carreira e que eu estou tendo a oportunidade de desenvolver com grandes professores”. Ele conta que soube da Oficina de Música de Curitiba pelas redes sociais e por amigos que participaram das edições anteriores.


Centenário Maria Callas

Na segunda parte do espetáculo as vozes de Rosana Lamosa e Inácio De Nonno se juntaram para apresentar o 2º ato de La Traviata, Ópera de Giuseppe Verdi. A apresentação foi uma homenagem ao centenário da soprano  Maria Callas (1923-1977),  a diva da música lírica, que foi aclamada pela crítica pela técnica vocal e por ser capaz de atingir tons graves. Neste segundo ato, os cantores estavam acompanhados pelo regente e diretor artístico da Oficina de Música Erudita,  Abel Rocha.

https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/do-afrobeat-ao-encontro-de-violas-memorial-paranista-vira-caldeirao-ecletico-da-mpb-contemporanea-em-curitiba/67038

A apresentação de hoje é uma experiência, uma aula para nós, alunos da Oficina. Estar em contato com grandes nomes do nosso cenário operístico, como estes que se apresentaram neste recital, é um imenso privilégio”, diz o baixo-barítono, Luiz Felipe Souza, que veio de Ribeirão Preto/SP

A 40ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura de Curitiba, Ministério da Cultura, Governo Federal, com apoio master da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, e patrocínio da Volvo do Brasil Veículos e Copel Distribuição. Também apoiam o evento: Camões - Centro Cultural Português, Embaixada de Portugal no Brasil, Teatro Colón, Centro Cultural Teatro Guaíra, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Campus Curitiba I da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Universidade Federal do Paraná – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), Sistema Fiep/Sesi Cultura, Família Farinha, Hard Rock Cafe Curitiba, LAMUSA – Laboratório de Música Antiga, Rádio Educativa 91.7 FM, TV Paraná Turismo, Teatro Regina Casillo e Bicicletaria Cultural.
Projeto realizado com o apoio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) – Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Paraná.

Em alta