O sábado (28/1) foi de Recital Lírico no Auditório Regina Casillo, a apresentação faz parte das inúmeras atividades gratuitas da 40ª Oficina de Música de Curitiba. Na primeira parte, compositores brasileiros. Confira a programção da 40ª Oficina de Música de no Guia Curitiba
No palco, uma das mais importantes sopranos brasileiras, Rosana Lamosa interpretou composições de Glauco Velásquez (1884-1914) e Heitor Villa-Lobos (1887-1959) O barítono Inácio De Nonno apresentou obras de Alberto Nepomuceno (1864-1920); Caio Senna (1959); César Guerra-Peixe (1914-1993) e Ronaldo Miranda (1948). Doutor em música pela Unicamp e professor de Canto na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tem mais de 30 CDs gravados com repertórios brasileiros.
Rosana e Inácio estavam acompanhados de Priscila Bomfim, pianista e maestrina assistente do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Ópera de Mozart
Na plateia um público que entende, estuda e gosta de música, como a cantora lírica, Sarah Migliori. “A Oficina de Música de Curitiba é de extrema importância para o nosso país e para o nosso estado. Ela permite que as pessoas tenham acesso à música em diferentes estilos. Ela mostra que a música não está distante da nossa realidade, que a música é para todos”, disse a cantora. Sarah é aluna no curso Ópera Studio, que estuda a ópera Le nozze di Figaro, de Wolfgang Amadeus Mozart, que será encenada nos dias 04 e 5 de fevereiro, no Auditório Salvador de Ferrante – Guairinha.
40ª Oficina de Música de Curitiba: mais uma semana inteira de atrações pela cidade
O barítono, Carlos Moraes veio de Belo Horizonte e participa da Oficina pela primeira vez. “Uma experiência desafiadora. É um papel muito importante para minha carreira e que eu estou tendo a oportunidade de desenvolver com grandes professores”. Ele conta que soube da Oficina de Música de Curitiba pelas redes sociais e por amigos que participaram das edições anteriores.
Centenário Maria Callas
Na segunda parte do espetáculo as vozes de Rosana Lamosa e Inácio De Nonno se juntaram para apresentar o 2º ato de La Traviata, Ópera de Giuseppe Verdi. A apresentação foi uma homenagem ao centenário da soprano Maria Callas (1923-1977), a diva da música lírica, que foi aclamada pela crítica pela técnica vocal e por ser capaz de atingir tons graves. Neste segundo ato, os cantores estavam acompanhados pelo regente e diretor artístico da Oficina de Música Erudita, Abel Rocha.
A apresentação de hoje é uma experiência, uma aula para nós, alunos da Oficina. Estar em contato com grandes nomes do nosso cenário operístico, como estes que se apresentaram neste recital, é um imenso privilégio”, diz o baixo-barítono, Luiz Felipe Souza, que veio de Ribeirão Preto/SP
A 40ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura de Curitiba, Ministério da Cultura, Governo Federal, com apoio master da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, e patrocínio da Volvo do Brasil Veículos e Copel Distribuição. Também apoiam o evento: Camões - Centro Cultural Português, Embaixada de Portugal no Brasil, Teatro Colón, Centro Cultural Teatro Guaíra, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Campus Curitiba I da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Universidade Federal do Paraná – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), Sistema Fiep/Sesi Cultura, Família Farinha, Hard Rock Cafe Curitiba, LAMUSA – Laboratório de Música Antiga, Rádio Educativa 91.7 FM, TV Paraná Turismo, Teatro Regina Casillo e Bicicletaria Cultural.
Projeto realizado com o apoio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) – Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Paraná.