Curitiba foi considerada em 2023 a segunda capital brasileira com mais estabelecimentos acessíveis, segundo ranking do aplicativo Guiaderodas. O app é referência nacional em avaliação de acessibilidade de estabelecimentos e serviços de cidades para pessoas com restrições na locomoção.
Segundo o levantamento, a capital paranaense obteve 58% de avaliações positivas para locais como bares, baladas e restaurantes amigáveis para usuários de cadeiras de rodas e pessoas com outras deficiências. São Paulo ficou com 62%. Depois de Curitiba vêm Porto Alegre (52%), Rio de Janeiro (50%) e Belo Horizonte (44%). O resultado foi divulgado no início de setembro.
Cerca de meio milhão de usuários participaram da pesquisa desde 2016. Desse total, 33% se declararam usuários de cadeiras de rodas.
“Qualquer pessoa pode avaliar a acessibilidade de qualquer lugar do mundo, por meio de um questionário simplificado e concebido com base em técnicas de Avaliação Pós-Ocupação do ambiente construído. Ele abrange temas como circulação interna, entrada, banheiros e estacionamento”, explica o co-fundador do app, Bruno Mahfuz.
Também na área pública
Em Curitiba, os esforços para melhor acolher pessoas com deficiência vão além dos espaços privados de lazer. Entre os espaços públicos, a cidade coleciona soluções em diferentes áreas. Na de hospitalidade, destacam-se o e-book Turismo e Acessibilidade e o aplicativo Curta Curitiba na Palma da Mão.
O primeiro lista, em detalhes, a estrutura interna e externa, os recursos de comunicação disponíveis e as peculiaridades de dez dos atrativos mais requisitados pelos visitantes. São eles o Memorial Paranista, Museu Oscar Niemayer, Ópera de Arame, Cine Passeio, Rua 24 Horas, Passeio Público, Memorial Árabe, Torre Panorâmica e Parque Tanguá. São 41 páginas com textos e ilustrações coloridas.
Hospitalidade
Já o app Curta Curitiba na Palma da Mão é um recurso tátil-auditivo retornável formado por um conjunto de miniaturas tridimensionais de ícones da cidade. Nelas estão retratadas o Teatro do Paiol, Museu Oscar Niemeyer, a Estufa do Jardim Botânico, o Portal do Passeio Público, a Fachada da Casa Mila (no Bosque Alemão) e a Torre Panorâmica. Um QR code abaixo de cada peça remete para um link com audiodescrição sobre o atrativo.
Para facilitar o uso do material, todos os ícones estão acondicionados em sacolas próprias e oferecidos para retirada, sem custo, em quatro locais: no Instituto Municipal de Turismo, Centro de Atendimento ao Turista do Jardim Botânico, Posto de Informações Turísticas da Torre Panorâmica e no Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Mercado de trabalho e repartições municipais
No campo do trabalho, a Prefeitura reforça as ações de empregabilidade promovidas pelo Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a Fundação de Ação Social. São várias feiras anuais, promovidas em diferentes regiões da cidade.
Para facilitar a vida de quem é surdo mas precisa entender e ser entendido nos diversos pontos de atendimento da Prefeitura, está em vigor o Comunicação Tá Na Mão. Por meio dele, cerca de 60 servidores habilitados para se comunicar em Libras (Língua Brasileira de Sinais) usam displays de mesa que facilitam sua identificação e o acesso imediato do público com a deficiência.
Além disso, no Departamento dos Direitos da Pessoa Com Deficiência funciona a Central de Libras. Por meio de agendamento, intérpretes do órgão acompanham pessoas surdas em compromissos como consultas médicas, entrevistas de trabalho e audiências em tribunais.