Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Intercâmbio

Rafael Greca recebe embaixador do Peru no Palácio Solar 29 de Março

Prefeito Rafael Greca recebe o embaixador do Peru Sr. Rómulo Acurio - Curitiba, 27/11/2024. - Foto: Daniel Castellano / SMCS

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, recebeu nesta quarta-feira (27/11) a visita de cortesia feita pelo embaixador do Peru no Brasil, Rómulo Acurio. O encontro aconteceu no Palácio Solar 29 de Março.

Acompanhado do cônsul honorário do Peru em Curitiba, Luis Sossella, o embaixador apresentou diversas oportunidades de intercâmbio entre a cidade e o país sul-americano, principalmente nas áreas cultural e comercial.

“É com muita satisfação e alegria que recebemos em nossa cidade a visita do embaixador peruano. Essa parceria que estamos realizando é muito importante para estreitarmos ainda mais nossos laços culturais entre os dois países, que possuem culturas riquíssimas”, disse Rafael Greca.

O prefeito também lembrou do novo voo direto entre Lima (Peru) e Curitiba, operado pela Latam. A nova linha promete aquecer o turismo local e aumentar a conectividade internacional da capital paranaense. 

“Poder conhecer a cidade mais inteligente do mundo e estreitar laços entra Curitiba e o Peru é fundamental para uma integração ainda maior entre o povo curitibano e os peruanos. Foi um prazer muito grande poder estar ao lado do prefeito Rafael Greca, que foi responsável por uma verdadeira transformação na capital do Paraná”, afirmou o embaixador Rómulo Acurio.

O assessor-chefe de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó, também participou deste importante encontro.

Aliança estratégica

Brasil e Peru mantêm aliança estratégica desde 2003. Entre os principais temas da agenda bilateral estão o adensamento dos laços econômico-comerciais, a integração fronteiriça, o aprimoramento da infraestrutura regional e a cooperação em diversas áreas, como segurança, combate ao narcotráfico, ciência e tecnologia e cooperação técnica.

Os dois são membros da Associação Latino-Americana de Integração (Aladi). Em janeiro de 2019, completou-se o cronograma de desgravação do Acordo de Complementação Econômica Nº 58 entre Mercosul e Peru, que foi antecedida pela conclusão da desgravação dos acordos do Mercosul com outros países da região, o que permitiu a formação de uma virtual área de livre comércio do Brasil com a América do Sul.