Seguindo os passos da Prefeitura de Curitiba, que criou em 2020 o serviço de telemedicina da Central Saúde Já, o Instituto Curitiba de Saúde (ICS) entra na era da Saúde 4.1 com o programa de telemedicina da instituição.
A partir desta terça-feira (28/5), o serviço de Telemedicina já está disponível, por meio de uma plataforma informatizada nativa, via desktop e smartphone, além de cabines físicas, nas quais também será possível aferir dados vitais do paciente.
O serviço foi inaugurado oficialmente pelo prefeito Rafael Greca, e pelo presidente do ICS, Tiago Waterkemper.
“É com muita alegria também ver a ideia da telemedicina, da teleconsulta ser estendida a todos os usuários do ICS. Uma cidade inteligente usa serviços telemáticos. A nossa Central Saúde Já é um exemplo para o Brasil e para o mundo. Isso evita a necessidade de ir até o posto de saúde para indagar sobre isso. Nós vemos isso como um instrumento a mais de democratização do atendimento. Então, nós oferecemos esse serviço agora também para os nossos beneficiários e dizemos viva Curitiba. Viva o ICS”, disse o prefeito Rafael Greca.
COMO FUNCIONA
Pronto Atendimento Digital
O Pronto Atendimento Digital é destinado ao público adulto e pediátrico (a partir de 1 ano de idade), com espera máxima de 15 minutos a partir da solicitação na plataforma. Pelo celular ou computador, o serviço está disponível 24h por dia, sete dias por semana.
“A Telemedicina traz uma série de benefícios, começando por ajudar a reduzir a demanda por atendimento nos hospitais; gera economia de tempo e dinheiro, ao solucionar casos mais simples sem a necessidade de deslocamento; proporciona mais conforto aos beneficiários, que podem ser atendidos em qualquer lugar; e ainda atende a um pedido antigo dos beneficiários aposentados que moram fora de Curitiba, principalmente no litoral”, destaca o presidente do Instituto, Tiago Waterkemper.
Teleconsulta com especialistas
Além do Pronto Atendimento com clínico geral, a Telemedicina oferece o agendamento de consultas remotas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nas seguintes especialidades: Psicologia, Cardiologia, Endocrinologia, Neurologia, Geriatria, Ginecologia, Psiquiatria e Otorrinolaringologia. O atendimento é agendado pelo computador ou celular.
Acesso
Por enquanto, o acesso ao serviço é feito exclusivamente pelo WhatsApp, no número (41) 2391-1506. O beneficiário informa o CPF, confirma os dados pessoais e seleciona uma das opções – Pronto Atendimento Digital ou Consulta com Especialista. Em breve também será possível acessar a Telemedicina por meio de um aplicativo próprio.
No Pronto Atendimento Digital, o paciente descreve os sintomas, passa por uma triagem virtual e aguarda a videochamada de um médico generalista. Já na consulta com especialista, o beneficiário faz o agendamento da especialidade desejada, e no dia e horário programados o profissional envia pelo WhatsApp um link da plataforma virtual para a videochamada.
Telecabines
O ICS também vai disponibilizar aos beneficiários quatro cabines físicas de Telemedicina, nas quais também será possível fazer o Pronto Atendimento Digital e agendar a teleconsulta com especialistas. A primeira delas será inaugurada no Centro Solar de Saúde nesta terça-feira, 28 de maio. Outras três serão instaladas na sede do IPMC, no Edifício Delta; no Centro de Esporte e Lazer da Vila Tecnológica, na Regional Bairro Novo; e na Rua da Cidadania da Regional Portão (ao lado do Terminal do Fazendinha).
Um profissional ficará à disposição do paciente junto à telecabine durante todo o horário de atendimento. Ele está habilitado para ajudá-lo a usar o teleatendimento, fazer a triagem e monitorar dados vitais, como aferição de temperatura, pressão arterial, peso, altura, glicemia, nível de oxigênio, frequência cardíaca, gravação em áudio dos batimentos cardíacos, ruídos abdominais e dos pulmões.
As consultas nas telecabines serão realizadas por livre demanda e por ordem de chegada. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Central Saúde Já
Em março de 2024, a Central Saúde Já chegou à marca de 1 milhão de teleatendimentos. Curitiba foi a primeira capital a oferecer o serviço de videoconsulta médica, em 2020, na época para o combate à covid-19.
O serviço, incialmente denominado Central Coronavírus, começou a ser para auxiliar a população com dúvidas e casos leves da doença.
No ano passado, com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade, o prefeito Rafael Greca ampliou o serviço que foi rebatizado como Central Saúde Já, passando a oferecer teleatendimento e videoconsulta médica para questões leves, como dor de cabeça, dor abdominal, diarreia, dor de garganta e febre, para toda população curitibana com mais de 5 anos.