O prefeito Rafael Greca entregou nesta terça-feira (11/6) o revitalizado Centro de Atividade Física Judith Passos (Cafi Barigui), que passou por obras de revitalização, com a readequação do espaço, acessibilidade e recuperação do telhado para melhor atender a população. Foi a primeira grande intervenção na estrutura do local desde 1991, quando a edificação, que já foi uma antiga olaria pertencente à família Leme, foi transformada em academia de ginástica.
Popularmente conhecida como Academia do Parque Barigui, a edificação que abriga o centro de atividades físicas é uma Unidade de Interesse de Preservação (UIP). Além de receber homens e mulheres para práticas esportivas, o local preserva a história de uma época em que a região apresentava um crescimento significativo, abastecendo indústrias que tinham como principal combustível a queima de lenha e carvão.
“É com muita alegria que devolvemos a academia para a população de Curitiba porque uma Cidade Inteligente, que nós somos, também oferece opções para que todos tenham a condição de praticar atividade física e ter uma vida saudável”, disse o prefeito Rafael Greca.
A obra durou cinco meses e a inauguração contou com a presença de alunos da academia que estavam ansiosos em voltar a malhar. O espaço agora conta com uma academia de ponta, novos equipamentos, sala de ginástica e vai oferecer atividades como musculação, aulas de pilates, alongamento, ginástica para idosos e várias outras atividades.
O aposentado Tuffi Mendes Lins, de 73 anos, frequenta o espaço há mais de dois anos e já estava com saudades de voltar a malhar.
“Estava fazendo falta, ganhei uns quilinhos até. O espaço ficou sensacional, tudo novinho e preparado para nos receber. Ficou nota 10”, disse Tuffi.
Dona Juraci Prado também é aluna da academia há mais de dez anos. Com 62 anos, a aposentada disse que não via a hora de rever os amigos e fazer exercício.
“Eu estava bastante ansiosa. Passava por aqui todos dias, é tudo de bom mesmo, a gente faz amizades sinceras, eu adoro. Ficou lindo. Agora vamos cuidar da saúde”, concluiu Juraci.
Investimento
A intervenção aconteceu em uma área de 687,38 m² e contou com um investimento de R$ 503 mil, recursos do Governo Federal, a partir de convênio com a Caixa Econômica Federal e contrapartida do município.
O secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba, Carlos Pijak Junior, também salientou que a gestão do prefeito Rafael Greca foi a que mais investiu na estrutura esportiva da cidade oferecendo as mais diversas opções para a prática de esporte e atividade física para todas as idades.
“É um dia feliz! O prefeito Rafael Greca foi o prefeito que, na história da cidade de Curitiba, mais investiu no esporte, foi o prefeito que mais fez obras na cidade do esporte e foi o prefeito que acabou de dar posse a 184 professores de educação física. Greca e Eduardo Pimentel sabem que o esporte é qualidade de vida", disse Pijak.
Reforma
Bastante disputada pelos usuários, as necessidades de reparos técnicos aumentaram com o passar dos anos. A readequação dos espaços foi fundamental tanto para a preservação do espaço histórico quanto para oferecer segurança, promover sustentabilidade e proporcionar um ambiente mais agradável e inclusivo.
As obras de revitalização foram coordenadas pelo Departamento de Edificações da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) e exigiram cuidado especial para manter as características originais do local.
Iniciados em janeiro, os serviços incluíram a recuperação e impermeabilização do telhado, readequação de toda a parte elétrica, execução dos vestiários, implantação de divisórias, acessibilidade do espaço e pintura. Para sanar um dos principais problemas, goteiras nos dias de chuva, foram aplicados no telhado 572 metros quadrados de borracha líquida elástica e termoativa, além dos serviços de funilaria.
Por se tratar de uma estrutura muito antiga, e para que fosse possível atender uma grande quantidade de alunos, sua estrutura foi readequada, porém mantendo sua relevância histórica. O secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, ressaltou a importância da obra, que ampliou a vida útil do importante espaço voltado às práticas de esporte, saúde e lazer da população.
“Em parceria com a Smelj, trabalhamos com muita energia e determinação para recuperar, ampliar e manter em boas condições os espaços voltados às boas práticas esportivas. Além deste Cafi, localizado em um dos mais queridos e importantes parques da cidade, atendemos o esporte curitibano com 22 ações, entre o Centro da Juventude Vila Audi União e a construção da Parede de Escalada Guiada, cujas obras estão em andamento”, destacou Rodrigues.
Homenagem
O Centro de Atividade Física Professora Judith Passos é uma homenagem a Judith Passos, professora municipal. Durante a cerimônia o prefeito fez questão de agradecer aos filhos da professora de saudosa memória, Adalnice Passos Lima e Adalberto Egg Passos, que na ocasião presentaram o prefeito com a biografia “Antes do seu tempo”, que conta a história de Adahil Sprenger Passos, marido de Judith.
“Eu quero cumprimentar os filhos da professora Judith Passos e do antigo vereador e nosso querido ex-professor de engenharia, Adahil Sprenger Passos. Cumprimentar e agradecer a Adalnice e o Adalberto que me presentearam com o livro do professor, que eu vou conservar na minha biblioteca e também vou mandar um exemplar para a Casa da Memória de Curitiba pelo bem que ele realizou nos tempos do antigo partido do Movimento Democrático Brasileiro aqui na nossa cidade”, concluiu Greca.
Presenças
Também estiveram presentes na cerimônia os administradores regionais da Matriz, Bruna Novack, de Santa Felicidade, José Dirceu de Matos, e da CIC, Raphael Keiji; os vereadores Mauro Bobato, Sidnei Toaldo e Mauro Ignácio; o assessor de Articulação Política da Prefeitura de Curitiba, Lucas Navarro; o engenheiro fiscal da obra na Smop, Felipe Gallieri; e o engenheiro do Departamento de Edificações da Smop, Luiz Marcelo Mochenski.