Um mirante acessível para pessoas com deficiência ou restrições motoras está entre as novidades do Jardim Botânico de Curitiba, que acaba de ser reformado pela Prefeitura. Para conferir o resultado do trabalho, o prefeito Rafael Greca foi até lá nesta sexta-feira (23/6).
"É uma alegria entregar as melhorias feitas nesse espaço tão querido pelos curitibanos e turistas”, disse Greca. A obra realizada pelo Departamento de Parques e Praças da Secretaria Municipal do Meio Ambiente no atrativo turístico mais procurado da cidade, com mais de 1 milhão de visitantes por ano, representa um investimento de R$ 3.987.486,37.
Circulação
A revitalização é abrangente e pode ser observada a partir da entrada individualizada para pedestres, no portão principal. Está também no revestimento do piso do Jardim Francês, passando pelo Caminho das Cerejeiras até a Estufa. Foram instalados 7.500 m² de piso novo e antiderrapante, em pedrisco e pó de granito, para maior segurança dos visitantes.
As mudanças alcançam a pista de caminhada do bosque, usada por quem gosta de praticar atividade física e que foi totalmente recapada. Além disso, um novo acesso à estufa e à Galeria das Quatro Estações foi criado para quem não pode usar escadas. O caminho é asfaltado.
Privacidade e segurança
No estacionamento, os fluxos de circulação de veículos e pedestres foram separados. O setor também ganhou rampas de acessibilidade e calçadas.
Os banheiros foram reformados, de acordo com as exigências legais para pessoas com deficiência. E para conforto de pais e responsáveis, está disponível um banheiro exclusivo para acompanhar as crianças que ainda não conseguem ir sozinhas. No local existe uma bancada para a troca de fraldas dos bebês.
Por todo o espaço verde, mais 32 bancos foram instalados nas áreas de estar. Agora são cerca de 100 os locais para descanso.
Visitantes
A baiana de Feira de Santana Edilva Gonçalves escolheu mostrar o Jardim Botânico para a sogra e a cunhada que visitam a cidade e não se arrependeu. “Está cada vez melhor e mais bonito. Dá até orgulho trazer o pessoal aqui”, disse Edilva.
O aposentado Jamil Fonseca conhece a massa verde do local bem antes de se tornar o Jardim Botânico e levou o neto Lucas até lá para aproveitar a tarde de tempo ameno. Encontrou o prefeito e aproveitou dar os parabéns pela beleza do local.
Participaram da visita à revitalização do Jardim Botânico a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, e sua equipe; e os vereadores Beto Moraes, Mauro Bobato e João da Cinco Irmãos.