Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Inscrições abertas

Quer fazer doces para festas? Escolas de Segurança Alimentar da Prefeitura de Curitiba ensinam técnicas de confeitaria

Escolas de Segurança Alimentar de Curitiba ensinam técnicas de confeitaria em maio. Foto: Sandra Lima

As Escolas de Segurança Alimentar e Nutricional estão com inscrições abertas para dois cursos na área de confeitaria no mês de maio. São 62 vagas para os cursos que são gratuitos e coordenados pela Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) em parceria com o Senac-PR.

A Escola de Segurança Alimentar e Nutricional Vila Agrícola está oferecendo um curso especializado em Doces para Festas, de 6 a 10 de maio, das 14h às 17h. Durante o curso, os alunos serão introduzidos às noções fundamentais de boas práticas na preparação de doces, aprenderão sobre os ingredientes, utensílios e equipamentos utilizados nesse contexto. Além disso, serão instruídos no preparo das massas, técnicas de modelagem e finalização de doces para festas, bem como métodos adequados de conservação e armazenamento.

Já dos dias 16 a 29 de maio, das 13h às 17h, a Escola de Segurança Alimentar e Nutricional da Fazenda Urbana promoverá o curso de Técnicas de Confeitaria Básica. Este curso é projetado para proporcionar aos alunos uma ampla compreensão das técnicas essenciais de confeitaria. Os participantes aprenderão sobre organização e administração do espaço de trabalho, planejamento e administração do tempo, seleção e conservação de alimentos, além de receberem orientações sobre higiene na manipulação de alimentos. O programa também abordará tendências atuais em confeitaria, preparação de produtos de confeitaria e a importância da sazonalidade dos alimentos para um aproveitamento ideal.

As escolas

As Escolas de Segurança Alimentar e Nutricional fazem parte do programa Mesa Solidária, uma iniciativa conjunta da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, Fundação de Ação Social (FAS) e Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT). Essas escolas oferecem capacitação profissional ao combinar conhecimento teórico e prático, criando oportunidades de emprego e renda para os participantes.

São cinco unidades: as escolas de seguranças alimentar Patrícia Casillo (Jardim Botânico/Centro), Dom Bosco (Campo do Santana), Vila Agrícola (Cajuru), Casa Culpi (Butiatuvinha) e a Fazenda Urbana (Cajuru).

Essas instituições contam com o apoio de entidades como o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), bem como outras instituições de ensino, para oferecer cursos e capacitações relacionados à alimentação, abrangendo diversas áreas culinárias.

Serviço

Doces para festas
Data: 6 a 10 de maio, das 14h às 17h
Local: Escola Vila Agrícola (Rua Leonardo Novicki, 937)
Inscrições: neste link

Técnicas de confeitaria básica
Data: 16 a 29 de maio, das 13h às 17h
Local: Fazenda Urbana (Av. Pref. Maurício Fruet, 1.880 - Cajuru)
Inscrições: neste link     

Em alta