Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
banner

Operação Cabo Seguro

Quatro pessoas são presas em Curitiba por furto de cabos e fios de cobre

Quatro pessoas são presas em Curitiba na terceira fase da Operação Cabo Seguro. Foto: Divulgação/GMC

A Guarda Municipal de Curitiba realizou, nesta quinta-feira (27/2), a 3ª fase da Operação Cabo Seguro, com o objetivo de combater o furto de cabos e fios de cobre na cidade, especialmente em semáforos e sistemas de telecomunicação. As atividades se concentraram na Regional Matriz e quatro pessoas foram presas.

A primeira prisão, em flagrante, ocorreu na Avenida Presidente Affonso Camargo, no bairro Cristo Rei, por furto de cabos de telefonia. A Guarda Municipal foi acionada pela empresa de telefonia, no telefone de emergência 153, e prendeu um homem de 34 anos.

As outras três prisões ocorreram no bairro Parolin, durante vistoria a seis estabelecimentos de compra e venda de materiais recicláveis, conhecidos como sucatas e ferros-velhos. Os detidos, duas mulheres de 43 e 44 anos e um homem de 58 anos, responsáveis pelos estabelecimentos, foram encaminhados à delegacia por furto de energia elétrica (o chamado “gato de energia”).

Além da participação do Departamento de Inteligência e da Guarda Municipal, a ação contou com o apoio da Secretaria Municipal do Urbanismo, de representantes da Copel, de empresas de telefonia e da Delegacia de Furto e Roubos da Polícia Civil.

Duas notificações e um auto de infração também foram emitidos pela Secretaria do Urbanismo.

Cabo Seguro

Desde o início da Operação Cabo Seguro, em 4 de fevereiro, cerca de 22 pessoas foram presas. A operação, planejada pelo Departamento de Inteligência (DTI) da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, tem focado principalmente a proteção dos cabos instalados em semáforos e sistemas de comunicação.

Além das vistorias e das rondas preventivas da Guarda Municipal, o Departamento de Inteligência também vem se dedicando à investigação dos furtos de cabos e aparelhos de controle dos semáforos na cidade. Na última semana, inclusive, a empresa responsável pela prestação dos serviços na cidade cedeu um controlador semafórico para que os agentes possam mapear possíveis locais de destino desses materiais, assim como formas de tentar inibir essa prática, como o estudo de novos componentes.

Denuncie

A população também pode ajudar na Operação Cabo Seguro. Para denunciar furtos de cabos, basta ligar para a Guarda Municipal pelo telefone 153, disponível 24 horas.