Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
banner

Concurso público

Quase lá: professores entregam documentos e agendam exames para tomar posse como servidores

Entrega de documentação de 20 dos 420 professores aprovados e convocados para assumir o cargo. Curitiba, 26/02/2025. Foto: Valquir Aureliano/SECOM

Os 20 professores convocados pela Prefeitura para a entrega de documentos nesta quarta-feira (26/2) compareceram à sede da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoal , no bairro São Francisco. São profissionais do magistério – Docência I aprovados no concurso público de 2022. Eles já haviam entregue a documentação e fizeram os exames em 2024, mas não foram convocados para nomeação naquele ano devido às exigências do período eleitoral.

O grupo foi recebido pela servidora Bianca Menta, do Departamento de Desenvolvimento de Políticas de Pessoal da secretaria. Ela alertou sobre as informações dadas por cada um dos que têm outros vínculos, como contratados de processos seletivos simplificados (PSS) ou servidores de carreira de outros municípios. “Nós prestamos conta sobre cada etapa do concurso ao Tribunal de Contas do Estado. As informações devem estar corretas”, salientou.

Ao responder às dúvidas dos candidatos, Bianca orientou sobre a importância de todos ficarem atentos às convocações publicadas no site da Prefeitura de Curitiba. “Estamos trabalhando para suprir as vagas que temos para o atendimento na rede educacional da cidade o mais breve possível”, explicou.


Em família 

Mãe e filho, Ana Pricila Norberto Bassani, 45, e Rodrigo Adriano Bassani Filho, 25, foram juntos à reunião. Eles fizeram o concurso no mesmo ano. Ele para Docência II – Educação Física e ela para Docência I. 

Rodrigo já é servidor há um ano. “Agora é ela que está seguindo os meus passos”, brincou o jovem. Ana contou que o grupo de 20 servidores que esperavam pela convocação desde o ano passado ficou unido. “A ansiedade era grande. Tive até pesadelo essa noite. Estava sendo impedida de trazer meus documentos”, contou aos risos.

Grande expectativa

O dia da posse ainda nem chegou, mas a professora Lucielley de Castro Koehler, de 36 anos, era só alegria durante a reunião. “A expectativa era grande”, contou a candidata convocada. “Agora esperamos tomar posse e começar a trabalhar, com estabilidade, que é o que proporciona a carreira pública”, disse. 

Profissional com experiência na educação especial, ela espera poder um dia voltar para esta área. “Quero aproveitar a carreira na Prefeitura para estudar mais”, declarou.

Aprender mais

Aprender também é o objetivo da professora Karen Matitz, 40 anos, que foi contratada pelo processo seletivo simplificado (PSS) em 2022, desde 2023 tornou-se servidora da carreira de professor de Educação Infantil, com jornada de 40 horas semanais, e agora vai assumir as atividades como profissional do magistério, com jornada de 20 horas. “Gostei da vivência trabalhando na Prefeitura. Percebo que é a mesma linha, mas cada unidade tem a sua realidade e uma gestão diferente. Aprendi muito. E quero aprender mais, fazer uma pós”, afirmou.

Prioridade

Rafael Cobbe Dias, de 45 anos, está fazendo PSS no Governo do Estado. “Pretendo manter os dois, mas o concurso da Prefeitura será prioridade”, disse ele, que é casado com uma servidora municipal, professora como ele.

Mais 400

Além deste grupo de candidatos, outros 400 foram convocados e têm até as 18h do dia 6 de março para a entrega da documentação e agendamento do exame médico ocupacional. Eles estão fazendo a entrega dos documentos por meio do Processo Eletrônico de Curitiba (Procec), plataforma que permite abrir protocolos na Prefeitura de Curitiba e acompanhar as solicitações, sem a necessidade de apresentação de documentos impressos, mas pela internet.

Dos 400, até o fim da manhã desta quarta-feira (26/2), 146 haviam dado início a esta etapa. Muitos já estão fazendo os exames no Departamento de Saúde Ocupacional, no Centro Cívico. É nesta fase que são entregues os exames laboratoriais e clínicos estabelecidos no edital. A entrega dos documentos de forma online começou às 18h do dia 20 de fevereiro.

Os candidatos deste grupo devem acompanhar a análise dos documentos pelo Procec, pois ele pode ser convocado a apresentar documentos originais ou complementares, se for necessário.

Fique de olho

Participantes do concurso devem acompanhar as convocações pelo site da Prefeitura. As publicações são anunciadas no Diário Oficial do Município. Os aprovados também recebem comunicações por e-mail no endereço registrado na data da inscrição do concurso, em 2022.