Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Veja como votar

Quando a gente escuta vocês, nossas ações ficam mais fortes, diz Eduardo Pimentel no Fala Curitiba

Vice-prefeito Eduardo Pimentel, participa da reunião do Fala Curitiba na Rua da Cidadania do Cajuru. Curitiba, 31/07/2023. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Nesta segunda-feira (31/7), as regionais Boa Vista e Cajuru deram início à última etapa do programa de consultas públicas Fala Curitiba 2023. O vice-prefeito e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, que já vinha participando de reuniões anteriores, acompanhou o início dos encontros decisivos nas regionais e deverá comparecer a todos nesta semana. Os próximos ocorrerão nesta terça-feira (1/8), às 19h, nas regionais Matriz e Santa Felicidade.

Eduardo Pimentel agradeceu o envolvimento das comunidades e ouviu atentamente às demandas da população. 

“Quando a gente escuta vocês, nossas ações ficam mais fortes, nós temos a obrigação de estar onde a comunidade está e assim montamos um orçamento participativo”, enfatizou Pimentel.

Os moradores estavam engajados e participaram ativamente nas reuniões presenciais, que tiveram início às 19h, exercendo o direito democrático de votar nas ações e serviços mais demandados à Prefeitura desde o início da consulta pública, em março. Todos receberam uma edição do Jornal Fala Curitiba, que apresenta as obras realizadas na regional e as últimas notícias do programa.

Top 10

Os votos presenciais foram somados aos registrados virtualmente pelo site oficial do Fala Curitiba, bem como dos formulários impressos coletados nas unidades móveis da consulta pública. Para garantir transparência e imparcialidade, representantes da comunidade acompanharam de perto o processo de contagem final dos votos.

Mais votados da Regional Boa Vista

  • Conservação e manutenção da UPA Boa Vista: 705 votos
  • Finalizar Linha Verde Norte: 638 votos
  • Novas unidades de educação na Regional Boa Vista: 407 votos
  • Reforma da Escola Municipal Cerro Azul: 334 votos
  • Reforma das unidades básicas de saúde do Santa Cândida: 332 votos
  • Lombada física ou radar da Rua 29 de Junho: 283 votos
  • Integração do Armazém da Família Santa Efigênia com o Terminal da Barreirinha: 259 votos
  • Semáforo na esquina das ruas Engenheiro Luiz Augusto Leão Fonseca/Ary Pinho e Fernando de Noronha: 248 votos 
  • Manutenção do CMEI Cinderela: 244 votos
  • Implantação de galeria de águas pluviais (GAP) de grande porte na Rua Jornalista Alceu Chichorro, da Rua Alberico Flores Bueno até o Rio Atuba: 219 votos

Mais votados da Regional Cajuru

  • Ampliação/construção de salas de atendimento no CMEI Moradias Iguaçu: 340 votos
  • Melhoria na estrutura do Terminal Centenário - conforto e proteção de chuva e sol: 315 votos
  • Reforma da Unidade de Saúde Lotiguaçu: 284 votos
  • Contenção e urbanização nas margens Rio Belém: 281 votos
  • Mais ciclovias no bairro Cajuru: 237 votos
  • Travessia elevada para pedestres Av. Salgado Filho, 3.725: 232 votos
  • Patrulhamento de viaturas da Guarda Municipal no Bosque do Jardim Centauro e na Praça Euclides Taborda Ribas: 222 votos
  • Revitalização da Rua Reinaldo Thá: 201 votos
  • Documentação das moradias da Vila Menino Jesus: 185 votos
  • Rua Aviador Armin Buhrer- reciclagem asfáltica em toda a rua: 169 votos

Continuam as votações nas regionais

Das 35.837 sugestões mais lembradas até a etapa anterior, encerrada em junho, um total de 281 delas serão submetidas à votação em todas as regionais. As dez ações mais votadas em cada uma das dez regionais farão parte da LOA (Lei Orçamentária Anual) e deverão ser executadas pela Prefeitura ao longo do ano de 2024.

Áreas mais demandadas pela população

As obras públicas lideram com folga, contabilizando 6.269 pedidos (17,57%). Logo em seguida, praticamente empatada, está a área de segurança pública, com 16,92% das solicitações. Em ordem de relevância, aparecem ainda as áreas de saúde (11,65%), trânsito (8,29%), educação (8,23%), meio ambiente (7,85%) e transporte (5,66%). As demais áreas apresentam proporções inferiores a 5% das demandas.

Gestão colaborativa

O Programa Fala Curitiba, que teve início em 2017, já vem desempenhando um papel significativo na definição de políticas públicas para a cidade. Desde sua criação, foram identificadas 403 demandas referentes a 17 áreas distintas, as quais a Prefeitura se comprometeu a executar até 2022. Dentre essas demandas, mais de 85% já foram atendidas, demonstrando a efetividade do programa em melhorar a vida dos cidadãos.

Programe-se

As próximas agendas do programa incluem as reuniões das regionais Matriz e Santa Felicidade, marcadas para esta terça-feira (1º/8), seguidas pelas regionais Portão e CIC, na quarta-feira (2/8), e Pinheirinho e Boqueirão, na quinta-feira (3/8). Encerrando a semana, na sexta-feira (4/8), as regionais Tatuquara e Bairro Novo também realizarão suas reuniões. Com exceção da Matriz e do Portão, cujas reuniões acontecerão no Memorial de Curitiba e na Paróquia Santa Amélia, respectivamente, as demais ocorrerão nos auditórios das Ruas da Cidadania.

Presenças

O presidente do Instituto Municipal de Administração Pública, Alexandre Matschinske, e o vereador Osias Moraes também estiveram nas duas regionais. No Boa Vista, compareceram a administradora regional, Janaína Lopes Gehr, e os vereadores Jornalista Márcio Barros, Leonidas Dias e Rodrigo Reis. Na Regional Cajuru; a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella Nadas, o administrador regional Narciso Doro Júnior e os vereadores Oscalino do Povo, João da 5 Irmãos, Serginho do Posto. 

Em alta