Pela primeira vez neste ano, o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) se reuniu para discutir o futuro do setor em Curitiba. A 44ª reunião ordinária, realizada nessa quarta-feira (26/2) no auditório do Solar da Cultura, no Setor Histórico, também apresentou a nova presidência do Instituto Municipal de Turismo (IMT) e consequentemente do Comtur.
O presidente José Luiz Velloso utilizou o espaço para dialogar com as entidades presentes e apresentar os valores que vão orientar o trabalho nos próximos meses. O Comtur é um canal direto de diálogo e parceria entre os órgãos governamentais e privados com o interesse em comum de fomentar e desenvolver o turismo em Curitiba.
José Luiz Velloso, presidente do Instituto Municipal de Turismo.
“Essa reunião nos dá esse norte, de qual a cara que queremos para o turismo nesses próximos anos, que é de total alegria, muito desenvolvimento e muito turista para Curitiba”, destacou Velloso.
Segundo o presidente do IMT, 2025 é um ano de busca pelo protagonismo entre os destinos turísticos brasileiros e de incentivo ao sentimento de pertencimento dos curitibanos para com a cidade.
Destaques no planejamento
Durante o encontro, as principais inovações e as prioridades da gestão do turismo na cidade foram divulgadas. Entre os destaques está a revitalização da Torre Panorâmica para melhor atender os visitantes, reforço e criação de novos centros e postos de informações turísticas e o plano de empregar guias de turismo nos ônibus da Linha Turismo.
A valorização do Centro Histórico em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba, impulsionando a promoção de eventos e entretenimento na região queridinha dos turistas, é outro destaque. Além do projeto Destino Inverno, que trará uma programação intensa entre 12 de junho e 22 de setembro para atrair visitantes.
Na onda de estimular o pertencimento e comemorando o aniversário de Curitiba, a Escola de Turismo vai realizar walking tours gratuitos destinados à população, nos três sábados que sucedem o carnaval (8, 15, 22 de março). Inscrições pelo Portal Aprendere.
Durante a reunião, também foi pontuado que atualmente Curitiba é o terceiro destino mais visitado para eventos de negócios no Brasil e comentado maneiras de oportunizar esse perfil de turistas, como a promoção da cidade em eventos e feiras paulistanas.