Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Longevidade

Prorrogadas as inscrições para o curso de cuidador de idosos

Prorrogadas as inscrições para o curso de cuidador de idosos. Curitiba, Arquivo. FOTO: Andre Wormsbecker/FAS

Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas) prorrogou até o dia 11 de fevereiro as inscrições para a segunda turma do Curso de Cuidador da Pessoa Idosa. Com foco em habilidades práticas, as aulas começam no dia 18 de fevereiro.

Das 42 vagas disponibilizadas, 25 já foram preenchidas, sendo 12 delas gratuitas e dirigidas a pessoas em vulnerabilidade social, profissionais da Feas, voluntários do Hospital do Idoso e indicados pelo Conselho Municipal de Saúde. O custo da inscrição para as vagas disponíveis é R$ 800, valor que pode ser dividido em 12 vezes.

Em 180 horas, o curso aborda temas como os desafios do envelhecimento, mudanças físicas e emocionais, cuidados com a higiene e alimentação, manejo de doenças crônicas e questões éticas.

As aulas práticas serão realizadas no Centro de Capacitação e Desenvolvimento (Cecadeh), no Pinheirinho, com simuladores e equipamentos utilizados no dia a dia dos profissionais de saúde, e as visitas técnicas acontecerão no Hospital Municipal do Idoso Zilda Arns (Hiza), no Pinheirinho.

Entre os profissionais envolvidos na capacitação estão geriatra, nutricionista, fisioterapeuta e outros especializados em saúde do idoso.


Conteúdo em seis módulos

Dividido em seis módulos, o curso oferece um conteúdo completo e prático, abordando desde os cuidados básicos até temas mais complexos, como cuidados paliativos e manejo de idosos com demência. Ao final do curso, os alunos estarão preparados para oferecer cuidados de qualidade e humanizados para pessoas idosas.

Mercado em expansão

Com o envelhecimento da população e o aumento da longevidade, o mercado de trabalho de cuidador de idosos está em expansão. Tanto famílias como instituições estão em busca de profissionais habilitados para atuar como cuidadores.

Além de ser uma oportunidade para quem busca uma nova profissão, o curso também pode servir para aperfeiçoar conhecimentos de quem já atua nessa área.

Cidade amiga do idoso

Curitiba é uma cidade que se preocupa com as pessoas idosas. Suas ações lhe renderam em março de 2024 a certificação do programa Cidades e Comunidades Amigas da Pessoa Idosa. O reconhecimento foi aferido pela Organização Panamericana de Saúde e Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) no Brasil.

Uma cidade amiga de pessoas idosas adapta serviços e estrutura para ser mais inclusiva e receptiva às necessidades de sua população, à medida que envelhece. Além disso, incentiva o envelhecimento saudável, otimizando recursos para melhorar a saúde, a segurança e a inclusão das pessoas idosas.

Serviço

Curso de cuidador de idosos

Inscrições: até 11 de fevereiro de 2025
Início das aulas: 18 de fevereiro

Carga horária: 180 horas

Valor: R$ 800 (com possibilidade de parcelamento em até 12 vezes)Inscrições aqui