Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Urbanismo

Projetos inovadores em andamento são apresentados ao Conselho da Cidade

O vice-prefeito Eduardo Pimentel destacou o caráter inovador de projetos e intervenções de da Prefeitura de Curitiba na 64ª Reunião do Conselho da Cidade. Foto: Fabio Decolin

 

Com uma palestra sobre os projetos inovadores em curso em Curitiba, o vice-prefeito Eduardo Pimentel abriu, nesta quinta-feira (28/8), a 64ª Reunião do Conselho da Cidade. O encontro realizado no auditório do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), sob a coordenação da secretária-executiva do Concitiba, Sheila Branco, foi o primeiro presencial após dois anos, desde o período de pico da pandemia, quando as reuniões do conselho foram realizadas por videoconferência.

“Uma cidade inteligente de fato é aquela que leva o bem até a ponta, com a oferta de serviços e o bom atendimento à população”, afirmou Pimentel.

Na palestra intitulada “Curitiba, uma cidade planejada para as pessoas”, o vice-prefeito pontuou caraterísticas e ações que contribuem para que a cidade seja viva, saudável, segura, integrada aos municípios vizinhos e que tenha um legado de infraestrutura urbana, social e ambiental.

“Uma cidade tem que ter a sua estrutura pensada para os habitantes de 8 a 80 anos de idade. Outra característica indispensável está em a administração pública ouvir as pessoas. Nesse contexto, o Fala Curitiba é um canal aberto para a população ter suas prioridades contempladas no orçamento público”, frisou o vice-prefeito.

Para Pimentel, a inovação tecnológica tem grande relevância como instrumento de gestão e de prestação de serviços. Um dos exemplos destacados por ele aos conselheiros da cidade foi o do aplicativo Saúde Já, que aproxima os habitantes dos serviços de saúde e foi ferramenta importante durante a pandemia, como canal de chamamento para a vacinação contra a covid-19.

A renovação do espaço urbano com a transformação de equipamentos públicos, como o Passeio Público e o Cine Passeio que devolveu os cinemas de rua a Curitiba, também se inserem no contexto de inovação em curso na gestão do prefeito Rafael Greca. Somam-se a isso, o aproveitamento de espaços públicos ociosos para a criação de hortas urbanas que reforçam o processo de segurança alimentar e de vida saudável. E ainda os investimentos em infraestrutura de segurança, com a Muralha Digital integrada ao Centro de Controle Operacional e aos serviços da Guarda Municipal e Polícia Militar.

Integração Metropolitana

Na condição de presidente do Pró-Metrópole e tendo o prefeito Rafael Greca na presidência da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), Pimentel destacou os esforços da capital pela integração com os municípios num processo em prol do desenvolvimento ordenado e sustentável da RMC.

O representante do Poder Legislativo Municipal no Conselho da Cidade, vereador Oscalino do Povo, destacou a iniciativa de Curitiba pela integração metropolitana e sugeriu reforço das ações, principalmente na atenção à população de rua. Nesse contexto, Pimentel citou o Mesa Solidária, espaço de alimentação gratuita à população em situação de rua, bem como os restaurantes populares com subsídio do município e o fortalecimento da cadeia produtiva metropolitana com a compra de hortifrúti dos municípios vizinhos.

A integração viária com Pinhais próximo de onde está sendo implantado um grande empreendimento habitacional, citada pelo conselheiro Elias Portela, da União das Associações de Moradores do Cajuru, também foi destacada pelo vice-prefeito. 

O conselheiro Mauro Algacir Gonçalves da Costa, representante da Associação de Moradores de Saturno, assistiu à palestra. “Curitiba tem virtudes, entre elas a de ter tido sempre bons prefeitos. São pessoas que demonstram alta capacidade para gerenciar Curitiba”, observou.

Legado

Ao encerrar a sua apresentação, o vice-prefeito citou os projetos estruturantes nas áreas da Mobilidade, com o Inter 2 e o Leste-Oeste, com financiamentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e New Development Bank (NDB), respectivamente; e socioambiental, com o Projeto Gestão de Risco Climático do Bairro Novo do Caximba, financiado pela Agência Francesa de Desenvolvimento, como intervenções que representam um grande legado a Curitiba, integradas à agenda mundial pela redução das emissões de CO2 e a melhoria da qualidade dos serviços prestados aos cidadãos.

Também registraram presença na reunião os conselheiros Neemias Barbosa, da União das Associações de Moradores, Clube de Mães, Entidades Beneficentes, Esportivas e Sociais; Andrea Luiza Curralinho Braga, do Conselho Regional de Serviço Social (Cress-PR); Edenir Zandoná Junior, da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio).

De parte do município estiveram presentes o assessor da presidência do Ippuc, Ricardo Bindo; o superintendente da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Marcelo Bremer; a representante da Secretaria Municipal de Finanças, Orçamento e Gestão, Viviane Poletto; João Vidal Filho, da Secretaria do Governo Municipal; Aldemar Venâncio Martins Neto e Sérgio Luiz de Oliveira, da Urbs; Susana Lins da Costa, da Secretaria Municipal da Defesa Social e Trânsito; e Cintia Estefânia Fernandes, da Procuradoria Geral do Município.

No calendário deste ano, as próximas reuniões do Concitiba estão previstas para 23 de junho; 18 de agosto; 27 de outubro e 8 de dezembro.

LEIA MAIS

Em alta