Curitiba foi representada no Prêmio de Inovação J.Ex de 2024, com a Procuradoria-Geral do Município de Curitiba (PGM) sendo finalista da categoria Inovação na Gestão, com o projeto Inova PGF. Os vencedores das oito categorias foram premiados na última quinta-feira (21/11).
“A inovação vem sendo uma prioridade para nós nos últimos anos, com um trabalho muito bem feito em setores como o atendimento ao contribuinte ou o Controle de Processos da PGM (CPPGM), com um sistema todo unificado”, explica a procuradora Patrícia Pomuceno.
Entre todas as categorias da premiação, a PGM foi a única procuradoria municipal a chegar na final, mostrando a necessidade de valorizar iniciativas municipais. Em sua categoria, o órgão concorreu com outras 11 instituições.
A inovação é um projeto sem fim
Com o bom desempenho em 2024, a PGM segue investindo em inovação, com maior foco no uso de inteligências artificiais (IA) nos processos, como explica a procuradora.
“A procuradoria não faz as coisas sempre da mesma maneira, ela inova, e a inovação é um projeto sem fim, porque sempre há como melhorar. Então também vamos buscar resultados e reconhecimentos cada vez melhores”, define Pomuceno.
Ela ainda explica que, nos últimos anos, a PGM vem revisando práticas antigas para aumentar a eficiência das atividades do órgão.
PGM e inovação
A indicação simboliza todo o trabalho desenvolvido pela PGM desde 2017, promovendo muitos projetos focados na inovação direcionados aos mais de 170 servidores do órgão, como o programa PGM: Rumo à Inovação, voltado ao desenvolvimento de soft-skills. O órgão também vem fazendo diversas campanhas contra o assédio sexual no ambiente de trabalho, e capacitações a respeito do uso de inteligência artificial.
“Ser finalista significa o reconhecimento do protagonismo da PGM na área de inovação, buscando sempre o aperfeiçoamento de seu desempenho, trazendo maior agilidade e eficiência aos seus serviços”, diz a sub-procuradora da PGM, Rosa Maria Alves Pedroso.
Prêmio de Inovação J.Ex
O objetivo do Prêmio de Inovação J.Ex é reconhecer e incentivar as iniciativas e projetos inovadores no âmbito tecnológicos, de gestão e de novas metodologias aplicados no ecossistema da Justiça. A iniciativa realizou a sua quinta edição em 2024, com oito categorias e 550 inscritos.
A J.Ex é uma instituição fundada em 2014 com a proposta de ajudar a preparar as instituições e as pessoas para a Justiça do futuro.