Nos últimos 8 anos, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) investiu em projetos e obras de intervenções estruturantes que mudaram o perfil urbano de Curitiba.
Foi um período em que a capital voltou a ser referência em planejamento urbano, o que lhe rendeu a tríplice coroa das premiações mais importantes de smart cities do mundo: Cidade Mais Inteligente do Mundo, em novembro de 2023, em Barcelona; o troféu Prata no Seul Smart City Prize, em outubro deste ano; e o título de Comunidade Mais Inteligente do Mundo 2024, em Barcelona.
O presidente do Ippuc e secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur, explica que o resgate do planejamento orientado pelo instituto foi um compromisso assumido pela gestão Rafael Greca e posto em prática já em 2017, no primeiro ano de governo.
“O realinhamento de Curitiba às diretrizes do Plano Diretor permitiu atualizar a legislação de Uso e Ocupação do Solo e resgatar projetos abandonados por gestões anteriores e transformá-los em realidade, como as finalizações do trajeto do Ligeirão Norte/Sul e da Linha Verde e a implantação da trincheira da Mário Tourinho, intervenções importantes para a mobilidade urbana e o transporte público”, citou Jamur.
Mobilidade urbana
Além desses projetos citados, nesse período o Ippuc também investiu em outros programas de mobilidade importantes, como o Caminhar Melhor, que prioriza os pedestres e promove a mobilidade sustentável.
Como exemplos de calçadas acessíveis implantadas pelo programa estão aquelas das ruas Prudente de Moraes, Kellers, Bley Zornig, Niterói, João Parolin, Eduardo Nadolny, Major Heitor Guimarães, Francisco Alves Guimarães, João Gulin.
“O planejamento em dia também possibilitou o desenvolvimento dos novos projetos estruturantes do Inter 2, BRT Leste/Oeste e do Bairro Novo da Caximba, que abriram as portas para financiamentos externos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), New Development Bank (NDB) e da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD)”, exemplificou Jamur.
O transporte público também avançou com o novo Terminal Tatuquara e os testes com ônibus elétricos, como parte da mudança da matriz energética prevista como prioridade para a nova concessão dos serviços de transporte a ser realizada em 2025.
Integram ainda o rol de intervenções que melhoraram os deslocamentos as obras de promoção da mobilidade ativa das novas ruas Voluntários da Pátria e Prudente de Moraes, o avanço significativo do Plano de Estrutura Cicloviária e ainda intervenções viárias, como a implantação da rotatória na João Gava e de novos binários nas dez regionais.
Novo entorno do Mercado Municipal
A requalificação do entorno do tradicional Mercado Municipal faz parte do programa Caminhar Melhor e alcançou cinco ruas, em 13 quadras, tendo a Avenida Sete de Setembro como eixo da transformação. Foram feitas novas calçadas, correção geométrica, drenagem, recuperação do asfalto, ciclovia, iluminação, sinalização semafórica e paisagismo.
A Rua General Carneiro foi transformada em boulevard, recebeu eixo de animação com áreas de estar. Também receberam melhorias as ruas da Paz, Dr. Faivre e Francisco Torres.
Para Jamur, o êxito desses projetos é o resultado do perfil altamente técnico do Ippuc.
“O pragmatismo em seguir o planejamento e a equipe técnica de excelência do Ippuc garantem que Curitiba siga no caminho do desenvolvimento sustentável”, comentou.
Complexo Tarumã
Outro grande projeto com obras em execução é o Complexo Tarumã, uma intervenção de grande porte que vai garantir o funcionamento pleno da Linha Verde e configurar o sexto corredor de transporte de Curitiba com ônibus circulando em canaletas exclusivas.
A intervenção prevê o alargamento do viaduto e a requalificação 12 de ruas, parte delas para formar as alças de acesso ao viaduto, praças, paisagismo e iluminação.
Em todos os lugares
As marcas do Ippuc são tão indeléveis na cidade que por onde o curitibano passa encontra algum projeto com a assinatura do instituto.
Exemplos disso são o Viaduto do Capanema, onde funcionam a Escola de Segurança Alimentar e Nutricional Patrícia Casillo e o Restaurante Popular; o Cine Passeio (Centro); o Espaço Cultural Largo da China (Centro Cívico); a Fazenda Urbana (Cajuru); o Museu de Arte Sacra (São Francisco); o Estúdio Riachuelo - Casa Lerner (Centro); e o programa Rosto da Cidade, de renovação urbana e preservação de imóveis históricos.
Rua da Cidadania da CIC
Mesmo nos bairros mais afastados, o Ippuc se faz presente com seus projetos. Um deles é a Rua da Cidadania da CIC, única regional que ainda não tinha um prédio próprio e agora passará a contar com uma estrutura moderna com geração de energia limpa e arquitetura renovada.
A nova Rua da Cidadania está integrada a outros equipamentos públicos do entorno, como o Farol do Saber Frei Miguel Bottacin, o Cras Nossa Senhora da Luz, a Escola Municipal Albert Schweitzer e o Centro Cultural CIC.
Fazenda Urbana da CIC
No mesmo bairro, outro projeto assinado pelo Ippuc é o da Fazenda Urbana. No Parque dos Tropeiros, a fazenda ocupará uma área de 11 mil metros quadrados e terá espaço de cultivo sustentável de alimentos, sede com áreas de administração, ecoworking, salas de aula e ainda um Armazém da Família, com foco em produtos regionais e de agricultura familiar.
Bairro Novo do Caximba
Também nasceu das “pranchetas” do Ippuc o maior projeto sócio ambiental da história recente de Curitiba, o Bairro Novo da Caximba.
A intervenção vai beneficiar 1.693 famílias da Vila 29 de Outubro, com a construção de 1.147 novas casas - parte delas já entregue - e a regularização de outras 546 que não estão em área sujeita a alagamentos e receberão obras de urbanização e infraestrutura. Também está prevista a implantação de um dique para contenção de cheias e um parque linear.
“O trabalho desenvolvido ao longo dos últimos oito anos permitiu o encaminhamento de um grande legado de projetos e obras estruturantes e encaminhou a nossa cidade no rumo de novas conquistas já planejadas e projetadas para serem colocadas em prática a partir de 2025”, pontuou Jamur.
Hipervisor e tecnologias BIM/CIM
Para continuar avançando na elaboração de projetos que preparem a cidade para o futuro, o Ippuc investiu em tecnologias, como a implantação do Hipervisor Curitiba, plataforma que funciona como o cérebro da cidade. Instalado no Cabral, o Hipervisor integra toda a estrutura da administração municipal a partir da gestão da informação gerada pelo compartilhamento de dados.
O município também incorporou as tecnologias BIM (Building Information Modeling) e CIM (City Information Modeling) para gestão de projetos urbanos, obtendo como resultado mais assertividade do início ao fim nas intervenções no município, reduzindo tempo de planejamento e execução, menores custos e mais qualidade no produto final.
Neste mesmo viés, estão o GeoCuritiba, com mapeamento completo do município, e o programa Curitiba Longevidade, de estudos e projetos de atenção aos idosos.
Novos projetos estruturantes
Para os próximos anos, o Ippuc preparou grandes projetos estruturantes, como as transposições Linha Verde Sul: trincheiras da Estação São Pedro e conjunto de viadutos da Marechal Floriano, Tenente Francisco Ferreira de Souza e Anne Frank.
A ideia é formar um binário que irá interligar, por baixo da Linha Verde, Xaxim e Capão Raso, na divisa das regionais Boqueirão e Pinheirinho, pelo eixo da Rua Omar Raymundo Picheth com a Marechal Althair Roszanniy e a Barão do Santo Ângelo com a Ipiranga.
Outro grande projeto de mobilidade é o da futura Trincheira da Ostoja Roguski com Lothário Meissner e Alberto Twardowski, no Jardim Botânico. A obra irá proporcionar ligação direta das ruas Alberto Twardowski e Ostoja Roguski, itinerários da linha de ônibus Cabral/Portão, eliminando o cruzamento semaforizado hoje existente.
Restaurante Popular do Tatuquara
Para a população do Tatuquara, já está em construção o Restaurante Popular modelo, com autossuficiência energética, áreas para o plantio de hortaliças e projetado para não gerar resíduos, atendendo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS). Esta será a sexta unidade do município para dar acesso à população à comida saudável, saborosa e de qualidade por apenas R$ 3.
Rua da Memória
Com a junção de história e tecnologia, o projeto da Rua da Memória, futuro Memorial Digital na Travessa Nestor de Castro, no Centro, contará a história da cidade com recursos digitais.
A Rua da Memória será uma das âncoras de um grande projeto de revitalização e redesenvolvimento do Setor Histórico para o uso de toda a população e de visitantes que tenham Curitiba como destino.
Mais escolas para os curitibinhas
Na área educacional, o Ippuc projetou o CMEI CIC II, a Escola Municipal no Bairro Novo da Caximba, a ampliação Escola Municipal Duílio Calderari e a reconstrução CMEI Novo Horizonte.
Para melhorar a mobilidade, foram concebidos os projetos dos terminais Centenário e Capão da Imbuia e a ampliação do Plano de Estrutura Cicloviária e do programa Caminhar Melhor.
Também estão entre os projetos do Ippuc a concepção de uma Escola de Circo e a restauração do Solar do Barão.