Em encontro com o prefeito Rafael Greca, nesta quinta-feira (21/9), o vice-diretor do Departamento de Gestão de Infraestrutura da Agência Japonesa de Cooperação (JICA), Naomichi Murooka, disse que as práticas de Curitiba servem de aprendizado aos técnicos japoneses.
"A maioria das cooperações técnicas da JICA traz a experiência japonesa para as cidades. Aqui em Curitiba, diferentemente da maioria, é uma parceria que ambas as partes aprendem e ensinam", afirmou Murooka.
Greca recebeu os representantes da missão japonesa no auditório do Teatro Cleon Jacques, no Memorial Paranista do Parque São Lourenço, em encontro que contou com a presença de técnicos da cidade de Himeji, irmã de Curitiba, do cônsul-geral do Japão em Curitiba, Keiji Hamada, da chefe do escritório de Hyogo em Curitiba, Cristiane Ueda, e do representante da Agência Brasileira de Cooperação, vinculada ao Ministério das Relações Exteriores, Wofsi Yuri de Souza.
Com uma equipe de especialistas urbanos e representantes da cidade de Himeji, o executivo da agência japonesa cumpre na cidade a terceira etapa de visitas técnicas como parte do acordo de cooperação com Curitiba para o desenvolvimento de projetos voltados ao desafio do clima e de atenção ao envelhecimento da população.
A vinda da missão japonesa antecede a terceira visita técnica de representantes de Curitiba ao Japão, com agenda prevista para o período de 2 a 6 de outubro, com a participação do prefeito Rafael Greca, do presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur, e da secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias.
"Estamos indo ao Japão para colher informações sobre arquitetura urbana inclusiva para as pessoas da melhor idade bem como do preparo das cidades para o enfrentamento aos efeitos das mudanças climáticas", afirmou Greca.
De acordo com Naomichi Murooka, o objetivo do projeto em parceria é construir uma cidade amigável aos cidadãos.
"Nessa visita aprendemos muito o que Curitiba vem desenvolvendo para melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes", reforçou o diretor da JICA ao reforçar o interesse da agência em ampliar parcerias com Curitiba para novos projetos.
Exemplos de Curitiba
O portfólio de projetos de Curitiba foi apresentado em visitas feitas pelos técnicos da JICA e também de Himeji coordenadas Ippuc.
Entre projetos curitibanos que chamaram a atenção dos integrantes da missão japonesa estão o Caminhar Melhor e Rosto da Cidade, para a promoção da mobilidade segura, e o do Hipervisor Urbano, em fase final de implantação, e que será uma grande ferramenta de suporte ao planejamento da cidade.
Aniversário de irmandade
No encontro com Greca, o chefe de equipamentos urbanos da Divisão de Planejamento do Governo Municipal de Himeji, Shinji Fukuzumi, afirmou estar satisfeito em visitar a cidade de Curitiba, reconhecida pelo planejamento amigável à população.
Segundo Fukuzumi, em Himeji estão desenvolvendo projetos para fortalecer a caminhabilidade e as práticas de Curitiba nesse sentido servirão de referência.
No encontro, Fukuzumi entregou a Greca uma carta do prefeito de Himeji, Hideyasu Kiyomoto, que faz referência à visita do curitibano em outubro e reforça que no ano que vem serão celebrados os 40 anos do tratado de irmandade entre as cidades.
“Agradecemos a gentil visita, que é uma das muitas que a cidade de Himeji promoveu a Curitiba, inclusive com prefeitos antecessores. Me lembro da trajetória de amizade e irmandade entre as duas cidades e entre o Japão e o Brasil. Vou retribuir a visita ao prefeito de Himeji em minha viagem ao Japão após 30 anos”, afirmou Greca.
Também compõem a comitiva de técnicos japoneses, o especialista em Desenvolvimento Urbano e Regional e Gestão de Infraestrutura da JICA, Takayoshi Yamada; os representantes da JICA em Brasília, Issei Aoki e Kastuya Ishihara; os representantes da BCG Tóquio, Masaki Hamura e Takeshi Oikawa; o chefe técnico de ordenamento territorial regional da Divisão de Planejamento Urbano de Himeji; Takahiro Hasegawa; o responsável pela divisão de estratégia digital do escritório de Estratégia Digital do Governo Municipal de Himeji, Eitarou Tanaka; e o professor emérito da Universidade de Tsukuba, Haruo Ishida.