Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Curitiba 330 anos

Projeto inovador : Greca vistoria início das obras da Rua da Cidadania CIC

Prefeito Rafael Greca vistoria obras de construção da sede da nova Regional CIC na Vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais - Curitiba, 31/03/2023 - Foto Daniel Castellano / SMCS

Ainda em clima de festa pelos 330 anos de Curitiba e após entregar à cidade a Pirâmide Solar do Caximba, o prefeito Rafael Greca conferiu na tarde desta sexta-feira (31/3) o início das obras da nova Rua da Cidadania CIC. O posto avançado da Prefeitura na região está sendo construído na Vila Nossa Senhora da Luz, no conjunto habitacional mais antigo de Curitiba, a partir de um projeto inovador, com foco no reaproveitamento energético e na geração de energia limpa.

A Rua da Cidadania aproximará os serviços públicos dos 206.342 moradores dos bairros Riviera, Augusta, São Miguel e Cidade Industrial.

"Quando eu terminar minha gestão na Prefeitura todas as regionais de Curitiba terão Ruas da Cidadania e todos os curitibanos e curitibanas vão ter próximos os cerca de 600 serviços que o município oferece", disse Greca.

O novo endereço da Prefeitura na CIC será a Rua Orlando Luís Lamarca, 438. A futura sede será um imóvel imponente, com três pavimentos, no espaço que compreende o antigo ginásio de esporte CSU, na Cidade Industrial.

Além de nova estrutura administrativa para ofertar os serviços municipais perto dos cidadãos, a obra vai requalificar um espaço degradado e ocioso. O antigo ginásio será adequado às novas demandas para atividades de esporte e lazer. 

Estrutura

Serão 14,5 mil metros quadrados de área construída, dos quais 8,8 mil m² da ala de atendimento da rua, mais subsolo com 5,7 mil para estacionamento e serviços gerais. Desenhada pelo Ippuc, a nova estrutura terá a captação de energia solar por placas fotovoltaicas implantadas em diversos pontos da cobertura e reservatório para o reuso da água da chuva.

As obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas.  O investimento será de R$ 41 milhões com recursos próprios do município. O término da obra está previsto para dezembro do próximo ano.

Projeto arquitetônico

O pavimento inferior (acesso direto pela rua Davi Xavier Silva) servirá à área de estacionamento coberto, áreas de apoio, espaço para a Guarda Municipal, além de área esportiva com quadra de esportes, vestiários, salas multiusos, sala de ginastica, sala de musculação e áreas de apoio.

No pavimento térreo (acesso principal pela rua Orlando Luís Lamarca) ficarão os espaços descentralizados das secretarias municipais para atendimento aos cidadãos, a área de administração, copa e refeitório para servidores, salas de reuniões e áreas de apoio. 

Execução

A preparação para o início das obras começou em 27 de fevereiro, com os serviços de demolições, retiradas de materiais, escavação e preparação do canteiro de obras, com a vedação com tapumes. Estão iniciando agora o serviço de fundação com a execução das estacas hélice contínua.

Dilcinéia Rodrigues, a Neia, como é conhecida na vizinhança, ficou emocionada ao ver o início da obra. Ela vive há 58 anos na Vila Nossa Senhora da Luz.

"É a valorização do nosso espaço, da nossa comunidade. Aumenta ainda mais o valor da nossa vila que já é motivo de orgulho", disse Neia.

Para Cleusa Cardoso da Silva, presidente do Conselho de Saúde da Vila Nossa Senhora da Luz e da Escolinha de Futebol Nossa Senhora da Luz, o espaço escolhido para a nova sede da Rua da Cidadania não poderia ser melhor.

"Essa maravilha será dentro da nossa comunidade e isso vai dar mais acesso aos moradores e evitar deslocamentos", comemorou Cleusa.

Integração

A Rua da Cidadania da CIC vai integrar os equipamentos públicos existentes na região, entre eles o Farol do Saber Frei Miguel Bottacin, o Cras Nossa Senhora da Luz e a Escola Municipal Albert Schweitzer, a Unidade de Saúde Nossa Senhora da Luz e o Teatro da Vila.

Haverá uma ligação de pedestres desde a Rua da Cidadania até a estação Pedro Gusso, numa extensão de 250 metros, para atender tanto os usuários da Rua da Cidadania como o campus da UTFPR, localizado na antiga fábrica da Siemens. Uma linha circular de micro-ônibus fará a ligação da Rua da Cidadania ao Terminal CIC-Sul.

“Obra fundamental para atender com qualidade os cidadãos que vivem nos quatro bairros da regional, mas que também vai requalificar a Vila Nossa Senhora da Luz com um equipamento promotor de desenvolvimento num local antes sub aproveitado”, disse o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.

Sedes próprias

Com a nova unidade, as dez administrações regionais vão contar com sedes próprias. A primeira (Rua da Cidadania Boqueirão) e a última a serem entregues à população foram feitas em gestões do prefeito Rafael Greca.

A Administração Regional da CIC funciona atualmente em um espaço adaptado, na Rua Manoel Waldomiro de Macedo, 2.470, em um imóvel alugado. De acordo com administrador regional Raphael Keiji Assahida, a nova sede também promoverá melhores condições de trabalho aos servidores.

“A nova sede será ampla, moderna, sustentável e adequada para receber quem vai em busca dos serviços municipais. É um importante marco na gestão do prefeito que havia se comprometido com essa população com a entrega de uma nova sede”, conta Keiji.

Presenças

Acompanharam a vistoria técnica os arquitetos do Ippuc idealizadores do projeto Mauro Magnabosco e Flávia Pohl Florenzano; a secretária municipal da Comunicação Social, Cinthia Genguini; o assessor de Articulação Política, Lucas Navarro; o administrador da Regional Portão, Gerson Gunha; o engenheiro fiscal da obra pela Smop, Leandro Guerini; o diretor do Departamento de Edificações da Smop, Soélio Antonio Vendramin.

Também participaram o coordenador da construtora Guetter, executora da obra, Paulo Guetter; o engenheiro coordenador de obras, Carlos Eduardo Vecchi; a deputada estadual Maria Victória e os vereadores Marcelo Fachinello, Zezinho do Sabará, Tico Kuzma, Beto Moraes, Mauro Inácio e Zezinho da Farmácia. Também estiveram na vistoria os engenheiros da equipe da Smop

Em alta