Ainda em clima de festa pelos 330 anos de Curitiba e após entregar à cidade a Pirâmide Solar do Caximba, o prefeito Rafael Greca conferiu na tarde desta sexta-feira (31/3) o início das obras da nova Rua da Cidadania CIC. O posto avançado da Prefeitura na região está sendo construído na Vila Nossa Senhora da Luz, no conjunto habitacional mais antigo de Curitiba, a partir de um projeto inovador, com foco no reaproveitamento energético e na geração de energia limpa.
A Rua da Cidadania aproximará os serviços públicos dos 206.342 moradores dos bairros Riviera, Augusta, São Miguel e Cidade Industrial.
"Quando eu terminar minha gestão na Prefeitura todas as regionais de Curitiba terão Ruas da Cidadania e todos os curitibanos e curitibanas vão ter próximos os cerca de 600 serviços que o município oferece", disse Greca.
O novo endereço da Prefeitura na CIC será a Rua Orlando Luís Lamarca, 438. A futura sede será um imóvel imponente, com três pavimentos, no espaço que compreende o antigo ginásio de esporte CSU, na Cidade Industrial.
Além de nova estrutura administrativa para ofertar os serviços municipais perto dos cidadãos, a obra vai requalificar um espaço degradado e ocioso. O antigo ginásio será adequado às novas demandas para atividades de esporte e lazer.
Estrutura
Serão 14,5 mil metros quadrados de área construída, dos quais 8,8 mil m² da ala de atendimento da rua, mais subsolo com 5,7 mil para estacionamento e serviços gerais. Desenhada pelo Ippuc, a nova estrutura terá a captação de energia solar por placas fotovoltaicas implantadas em diversos pontos da cobertura e reservatório para o reuso da água da chuva.
As obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas. O investimento será de R$ 41 milhões com recursos próprios do município. O término da obra está previsto para dezembro do próximo ano.
Projeto arquitetônico
O pavimento inferior (acesso direto pela rua Davi Xavier Silva) servirá à área de estacionamento coberto, áreas de apoio, espaço para a Guarda Municipal, além de área esportiva com quadra de esportes, vestiários, salas multiusos, sala de ginastica, sala de musculação e áreas de apoio.
No pavimento térreo (acesso principal pela rua Orlando Luís Lamarca) ficarão os espaços descentralizados das secretarias municipais para atendimento aos cidadãos, a área de administração, copa e refeitório para servidores, salas de reuniões e áreas de apoio.
Execução
A preparação para o início das obras começou em 27 de fevereiro, com os serviços de demolições, retiradas de materiais, escavação e preparação do canteiro de obras, com a vedação com tapumes. Estão iniciando agora o serviço de fundação com a execução das estacas hélice contínua.
Dilcinéia Rodrigues, a Neia, como é conhecida na vizinhança, ficou emocionada ao ver o início da obra. Ela vive há 58 anos na Vila Nossa Senhora da Luz.
"É a valorização do nosso espaço, da nossa comunidade. Aumenta ainda mais o valor da nossa vila que já é motivo de orgulho", disse Neia.
Para Cleusa Cardoso da Silva, presidente do Conselho de Saúde da Vila Nossa Senhora da Luz e da Escolinha de Futebol Nossa Senhora da Luz, o espaço escolhido para a nova sede da Rua da Cidadania não poderia ser melhor.
"Essa maravilha será dentro da nossa comunidade e isso vai dar mais acesso aos moradores e evitar deslocamentos", comemorou Cleusa.
Integração
A Rua da Cidadania da CIC vai integrar os equipamentos públicos existentes na região, entre eles o Farol do Saber Frei Miguel Bottacin, o Cras Nossa Senhora da Luz e a Escola Municipal Albert Schweitzer, a Unidade de Saúde Nossa Senhora da Luz e o Teatro da Vila.
Haverá uma ligação de pedestres desde a Rua da Cidadania até a estação Pedro Gusso, numa extensão de 250 metros, para atender tanto os usuários da Rua da Cidadania como o campus da UTFPR, localizado na antiga fábrica da Siemens. Uma linha circular de micro-ônibus fará a ligação da Rua da Cidadania ao Terminal CIC-Sul.
“Obra fundamental para atender com qualidade os cidadãos que vivem nos quatro bairros da regional, mas que também vai requalificar a Vila Nossa Senhora da Luz com um equipamento promotor de desenvolvimento num local antes sub aproveitado”, disse o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.
Sedes próprias
Com a nova unidade, as dez administrações regionais vão contar com sedes próprias. A primeira (Rua da Cidadania Boqueirão) e a última a serem entregues à população foram feitas em gestões do prefeito Rafael Greca.
A Administração Regional da CIC funciona atualmente em um espaço adaptado, na Rua Manoel Waldomiro de Macedo, 2.470, em um imóvel alugado. De acordo com administrador regional Raphael Keiji Assahida, a nova sede também promoverá melhores condições de trabalho aos servidores.
“A nova sede será ampla, moderna, sustentável e adequada para receber quem vai em busca dos serviços municipais. É um importante marco na gestão do prefeito que havia se comprometido com essa população com a entrega de uma nova sede”, conta Keiji.
Presenças
Acompanharam a vistoria técnica os arquitetos do Ippuc idealizadores do projeto Mauro Magnabosco e Flávia Pohl Florenzano; a secretária municipal da Comunicação Social, Cinthia Genguini; o assessor de Articulação Política, Lucas Navarro; o administrador da Regional Portão, Gerson Gunha; o engenheiro fiscal da obra pela Smop, Leandro Guerini; o diretor do Departamento de Edificações da Smop, Soélio Antonio Vendramin.
Também participaram o coordenador da construtora Guetter, executora da obra, Paulo Guetter; o engenheiro coordenador de obras, Carlos Eduardo Vecchi; a deputada estadual Maria Victória e os vereadores Marcelo Fachinello, Zezinho do Sabará, Tico Kuzma, Beto Moraes, Mauro Inácio e Zezinho da Farmácia. Também estiveram na vistoria os engenheiros da equipe da Smop