A Equipe Fênix, de basquete em cadeira de rodas, esteve entre os destaques do 2º Prêmio Viva Inclusão. A honraria foi entregue pelo Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência (DPCD) da Prefeitura no dia 3/12, a data internacional dedicada aos direitos das pessoas com deficiência.
“O esporte é uma forte ferramenta pela inclusão e o trabalho realizado pelos professores e atletas dessa equipe demonstram isso”, afirmou a diretora do DPCD, Denise Moraes, ao entregar o troféu. O Viva Inclusão premiou dez destaques e reconheceu 43 experiências qualificadas como Boas Práticas.
Além da quadra
Bicampeã paranaense e campeã nos Jogos Paralímpicos do Paraná (Parajap), a Equipe Fênix foi formada em 1996. Ao longo desse tempo, cerca de 50 atletas passaram por ela.
Atualmente com dez pessoas, a equipe treina três vezes por semana no Centro de Esporte e Lazer (CEL) João Derosso, da Prefeitura, no Xaxim, e é aberta a homens e mulheres interessados no paradesporto. A Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (ADFP) é a mantenedora do grupo.
Para a treinadora e classificadora funcional Josiane Vendramin, sobram razões para o esporte ser considerado um fator de inclusão social. “É um trabalho forte nas potencialidades, e não nas limitações. É um instrumento para todos poderem perceber suas capacidades tanto como indivíduos quanto parte de uma equipe e até se profissionalizarem. Como consequência, os atletas desenvolvem autoconfiança, autonomia”, argumenta.
De férias, o time retoma as atividades em 2025.