Uma série de serviços, atividades recreativas e atrações musicais vai movimentar neste sábado (18) a Praça Rui Barbosa, no Centro de Curitiba. A programação, que vai das 9h às 13 horas, comemora os 16 anos da Rua da Cidadania Matriz.
A vice-prefeita Mirian Gonçalves – que na sexta-feira assume a Prefeitura em razão da viagem do prefeito Gustavo Fruet para o Japão – participará da abertura, às 9 horas.
No local, a população poderá obter a carteira de trabalho e orientações sobre temas como educação para o trânsito, saúde, educação ambiental e direitos da mulher. Também haverá atividades recreativas para crianças e show musical com a Banda Lira. Peças de artesanato confeccionadas por usuárias dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) serão expostas, juntamente com colchas e retalhos feitas por participantes do Programa Vitrine Social.
“É uma oportunidade para nos congratularmos com a população e promover a cidadania, por meio da oferta de serviços municipais”, disse o administrador da Regional Matriz, Maurício Figueiredo Lima Neto.
Outra atração do evento será a presença do mascote inflável da Copa do Mundo 2014, o tatu-bola Fuleco. Também haverá distribuição de refrigerantes – uma parceria entre a Spaipa/Coca-Cola e a Associação dos Permissionários do Mercado Central da Rua da Cidadania Matriz.
A Universidade Federal do Paraná participará com a divulgação do Guia do ciclista e o Hospital da Santa Casa com orientação sobre doação de medula óssea.
História
Além de diversos serviços para a população, a Regional Matriz abriga ainda o Mercado Central e o Centro Comercial Rui Barbosa, ambos administrados pela Urbs – Urbanização de Curitiba S/A, por meio de sua Diretoria de Urbanismo.
O Mercado Central foi inaugurado em 10 de março de 1997, passando a abrigar ambulantes e artesãos que antes atendiam o público em barracas instaladas na praça. O Mercado Central tem atualmente 382 box ocupados, dos quais dois são de entidades beneficentes, 213 vendem produtos artesanais, 160 oferecem artigos em geral e sete são pontos de venda de frutas e verduras. Lá funcionam ainda 10 quiosques, quatro lanchonetes e três fotógrafos.
A Urbs também administra desde 1980 todos os espaços localizados na face externa desse centro comercial, que conta com 49 lojas, incluindo salões de cabeleireiros, casas lotéricas, lanchonetes, loja de armarinhos, aviários, lojas de embalagens, clínicas odontológicas, lojas de confecções, de artigos em geral, livrarias e papelarias, distribuidoras de doces, mercearias, açougues, lojas de calçados e de confecções.
Desde 1997 na Regional Matriz, o agente administrativo Márcio Fancon de 45 anos, acompanhou todas as mudanças ocorridas no local desde a instalação, há 16 anos. “Acompanhei as mudanças estruturais ,como a escavação para o estacionamento subterrâneo; a vinda dos comerciantes para dentro da Rua da Cidadania, a instalação do Armazém da Família e do Restaurante Popular”, lembra.