Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Professores

Programa Veredas Formativas ofereceu mais de 326 mil vagas em 2021

O Veredas Formativas, programa de formação profissional da Secretaria Municipal da Educação, ofereceu mais de 326 mil vagas para formação profissional ao longo deste ano.. Foto: Luiz Costa /SMCS.

 

O Veredas Formativas, programa de formação profissional da Secretaria Municipal da Educação, ofereceu mais de 326 mil vagas para formação profissional ao longo deste ano.

Desde 2018, quando foi lançado, o Veredas impulsiona as ações voltadas ao desenvolvimento profissional na rede municipal de ensino.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, explica que o programa permite que cada profissional da rede de ensino escolha como fazer a formação continuada.

“O Veredas foi formulado a partir de uma ampla pesquisa, realizada em 2017 com os servidores, para levantar o interesse e as necessidades em relação aos processos de formação profissional”, conta Maria Sílvia.

“Cada um escolhe seu itinerário, suas trilhas para o desenvolvimento profissional, a partir do olhar pessoal daquilo que é necessário para sua carreira, mas, sobretudo, para avançar na prática diária realizada na unidade de ensino”, pontua.

Durante a pandemia da covid-19, as formações foram realizadas on-line, inclusive as edições de 2020 e 2021 da Expo Educação foram digitais, com recordes de inscrições, ultrapassando 94 mil inscritos este ano.

Participe

A pesquisa entre os profissionais sobre sugestões de temas para 2022 fica disponível no portal até final de janeiro.

Revista

O Veredas também tem sua própria publicação on-line. É a Revista Veredas On-line, que acaba de lançar o número 5 do terceiro volume.

As produções desta nova edição incluem a literatura infantil na formação do caráter e no desenvolvimento cognitivo, implicações do professor contemporâneo frente à pedagogia e aos nativos digitais, o circo: na quadra, nos poemas e na dança, trabalho com resolução de problemas na perspectiva do letramento, a temática dos animais de estimação no contexto das aulas de práticas de educação ambiental, entre outros.

Desde 2019, a publicação reúne produções e trabalhos de servidores da área, que estimulam reflexões teóricas e práticas do campo educacional como forma de incentivo ao desenvolvimento profissional.

Confira a nova edição.

LEIA MAIS:

Expo Educação oferece cem mil vagas de formação nos dias 1º e 2 de julho