Curitiba tem 17 startups entre as 280 selecionadas de todo o Brasil no primeiro ciclo de 2023 dos programas de aceleração do InovAtiva, hub de inovação criado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço (MDIC).
A capital paranaense é a segunda cidade com maior número de selecionadas do país, atrás apenas da capital paulista, São Paulo, com 23 escolhidas neste primeiro semestre do ano. O número também supera a participação curitibana no ano passado, quando 16 startups da cidade foram selecionadas nos dois ciclos do InovAtiva 2022.
O aumento da presença das startups curitibanas nas propostas InovAtiva reflete os esforços do ecossistema de inovação da cidade com o Vale do Pinhão e o incentivo à participação das startups locais em oportunidades de aperfeiçoamento e aceleração, diz a presidente da Agência Curitiba de Inovação e Desenvolvimento, Cris Alessi.
“Muitas dessas startups são bastante jovens e já mostram qualidade, sendo selecionadas para estas jornadas de aperfeiçoamento nacional como o InovAtiva. Isso mostra que Curitiba segue com seu ecossistema de inovação em crescimento e que o curitibano está cada vez mais inovador e empreendedor, contribuindo para uma cidade sustentável e inteligente”, diz Cris Alessi.
Selecionadas
Dentre as 17 startups curitibanas escolhidas, 16 vão participar do programa InovAtiva Brasil e uma do programa InovAtiva de Impacto Socioambiental. As selecionadas são: Soul Brasil Esportes (Esportes e Recreação); PocketGo (Varejo); Almox Tech (Construção civil); Clica Reserva (Esportes e Recreação); Stickin (Marketing e Mídia); Única Entrega (Serviços Logísticos); Human Skills Manifesto (Educação); ConfereCard Soluções (Varejo); Orby (Educação); Movision (Saúde); Negócios Wiki (Tecnologia da Informação e Comunicação); Smart4plan (Comércio Eletrônico); Pet Apertiz Alimentos (Agronegócio); Icapi Edu (Educação); Projeto Confia (Setor financeiro); Papoom (outros serviços) e WifiWiz (Tecnologia da Informação e Comunicação)
A lista dos escolhidos foi divulgada pelo InovAtiva no dia 3 de abril. As selecionadas vão participar de atividades como mentorias de negócios, treinamento de pitch, capacitação empreendedora e do evento InovAtiva Day. O programa de aceleração é gratuito, voltado para startups que estejam nas fases de validação, operação ou tração.
Ao final desta etapa, 130 startups serão selecionadas para a segunda fase, em que receberão preparação específica para os respectivos negócios e para a banca final de potenciais parceiros e investidores.
Divulgação forte
No Estado, Curitiba foi a cidade com a maior representatividade entre as 30 startups paranaenses selecionadas para este primeiro ciclo de 2023.
O Vale do Pinhão tem contribuído na divulgação de oportunidades de aceleração. No caso da InovAtiva, dois dos três representantes do hub nacional no Paraná são ligados diretamente ao ecossistema de inovação curitibano: o coordenador-geral da Agência Curitiba, Marlon Alves Cardoso, e o CEO da healthtech Rodas Saúde, ex-residente do Worktiba Barigui.
“Fizemos esse trabalho forte de divulgar esta e outras possibilidades de aperfeiçoamento para as startups de Curitiba e esperamos que resulte em impacto positivo para a economia e sustentabilidade na cidade”, fala Cardoso.
O InovAtiva
Criado em 2013 pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço (MDIC), o InovAtiva é um hub de programas e iniciativas que ajudam startups a se conectarem com fundos de investimentos, empresas, clientes e ecossistemas locais e regionais de empreendedorismo, entre outros atores.
Tem a parceria do Sebrae e é executado pela Fundação Certi, com co-execução da Associação Brasileira de Startups (Abstartups) e o Impact Hub.