Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
15 anos

Programa Mama Nenê abrange todos os CMEIs de Curitiba e já beneficiou mais de 8 mil crianças

Certificação Mama Nenê que comemora seus 15 anos, com a participação da Secretária Municipal de Educação Maria Silva Barcila. Curitiba, 29/08/2023. Foto: Luiz Costa/ SME.

Espaços de amamentação e lactários disponíveis em todos os 232 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e 8.082 crianças beneficiadas em quase 16 anos de existência do programa Mama Nenê, desenvolvido pelas secretarias municipais da Educação e da Saúde. Com esses resultados, a Prefeitura de Curitiba entregou, nesta terça-feira (29/8), a primeira certificação de participação pós-pandemia aos CMEIS.

O Mama Nenê oferece às mães espaços especialmente preparados para a amamentação dentro das creches. As mães também podem retirar o leite materno, que é armazenado e oferecido depois ao bebê.

A solenidade foi realizada no auditório da Primeira Igreja Batista de Curitiba e contou com uma apresentação de dança de mães e bebês e rodas de conversa sobre a importância do aleitamento materno no desenvolvimento das crianças.

“O Mama Nenê oferece mais que espaços para amamentação, ele promove reflexões e ações educacionais”, frisou a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

Este ano, o destaque dos debates foi para o aleitamento materno dos bebês e crianças em inclusão.

A diretora do Departamento de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado (DIAEE), Gislaine Coimbra Budel, mediou uma conversa com famílias sobre o tema.

Edebio Vieira Souza e Gislaine de Jesus Souza, pais do estudante João Vitor de Souza, relataram que o menino precisou ficar na UTI neonatal por quase três meses, e que nesse período as visitas da mãe e do pai foram fundamentais, ainda que João tomasse leite por uma seringa. Hoje, o menino está matriculado no 3º ano da Escola Municipal Doutel de Andrade e é elogiado por todos pela amabilidade e dedicação.

“Ver o desenvolvimento do João nos enche de alegria, e claro que toda a atenção e cuidado que ele recebeu naqueles primeiros dias fez toda a diferença”, comentou o pai.

Fernanda Souza, mãe da Alice (4 meses), foi uma das participantes da apresentação da dança com os bebês.

“A amamentação, o contato, tudo isso faz muita diferença na saúde deles”, comentou Fernanda.

Orientações

O programa oferece espaços acolhedores, dentro das unidades educacionais, para as mães amamentarem. Também está presente nas Ruas da Cidadania e oferta cursos de formação a diretores, pedagogos e profissionais que atuam nos berçários e lactaristas e possibilita que bebês sejam alimentados com o leite materno armazenado e oferecido pelos profissionais (na impossibilidade de a mãe amamentar no CMEI).

O Departamento de Educação Infantil disponibiliza ainda o caderno “Programa Mama Nenê: Pelo direito à amamentação”.

Lançado no ano passado, o caderno apresenta o histórico do programa e traz dados sobre a importância do aleitamento materno, dicas de amamentação, orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), imagens dos espaços de amamentação dos CMEIs de Curitiba, relatos de mães que amamentam ou amamentaram, além de orientações para a estruturação do Espaço Mama Nenê.

Também estiveram na cerimônia a superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira; a diretora de Ensino Fundamental, Simone Zampier; os chefes dos Núcleos Regionais; a enfermeira Karin Godarth (representante da Secretaria da Saúde); diretores, professoras e pedagogas.

Em alta