Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Fala Curitiba

Programa habitacional de Curitiba transforma vida das famílias beneficiadas

Conjunto Moradias Maringá mudou a vida de 156 famílias que viviam em situação precária na Vila Nori, como a dona de casa Raquel Ferreira e sua filha Vitória. Curitiba,19/05/2023. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Habitação popular está entre os temas mais citados pela população nas reuniões presenciais para consultas públicas do Fala Curitiba, iniciadas na semana passada. Com grandes projetos habitacionais em andamento, a Prefeitura de Curitiba transforma a realidade de famílias que enfrentam situações de risco social e também de inscritas no cadastro da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab).

“Estamos com duas grandes intervenções que vão garantir casa própria para famílias de menor renda. O maior programa socioambiental em execução no Brasil, que é o Bairro Novo do Caximba, e a revitalização da Vila Divino, no Atuba. Ambas com a titularidade em nome das mulheres, que são os pilares da família”, salienta o prefeito Rafael Greca.

Os dois projetos somados representam a construção de 1.255 novas unidades habitacionais equipadas com painéis fotovoltaicos para captação de radiação solar. Destas, 752 estão sendo construídas no Caximba, enquanto 108 estão em obras no Atuba. As demais 395 moradias do Bairro Novo do Caximba estão em processo de licitação.

Além disso, há 327 apartamentos em obras para atendimento de inscritos na Cohab, em parceria com a iniciativa privada. Unidades no Atuba, Campo do Santana, Santa Cândida e Umbará.

 

“Desde 2017 foram mais de 8 mil famílias atendidas, com a produção de 2.170 unidades e a entrega de 6.200 títulos de propriedade, que são os documentos que regularizam a situação de quem vivia na informalidade. Seguimos trabalhando para ampliar o número de beneficiados”, destaca o presidente da Cohab, José Lupion Neto.

Conquista

Uma grande conquista da população da Regional Boa Vista foi a entrega do conjunto Moradias Maringá, no bairro Cachoeira. O empreendimento de 156 casas foi destinado para famílias que viviam em condições precárias na Vila Nori, no Pilarzinho, como a dona de casa Raquel Ferreira, 36 anos.

A história dela exemplifica as situações que o prefeito Rafael Greca costuma destacar. Quando recebeu as chaves de seu sobrado há cinco anos, ela vivia com o marido e três filhos. Hoje o ex-companheiro mora em outro estado e Raquel ficou com os filhos. “Nossas moradias estarão preferencialmente em nome das mulheres, pois elas raramente se desfazem da propriedade”, diz Greca.

A casa no Moradias Maringá transformou a vida da família de Raquel. Na Vila Nori ela não tinha endereço, não chegava caminhão de coleta de lixo, entrava água na casa quando chovia, entre outros problemas.

“Estamos muito felizes, porque hoje nossa realidade é outra. Aqui temos endereço, o correio chega na porta, temos coleta de lixo, ruas asfaltadas, uma casa boa. Meu filho está no CMEI Vila Leonice, só tenho a agradecer pela transformação que a Prefeitura fez em nossas vidas”, ressalta a dona de casa.

Fala Curitiba

As reuniões presenciais do Fala Curitiba vão até o dia 7 de junho. Serão realizadas 29 reuniões presenciais, nas quais os moradores das diferentes regiões da cidade indicarão para a Prefeitura as ações que pretendem ver realizadas com recursos da LOA (Lei Orçamentária Anual) para 2024.