Mudar hábitos e saber reconhecer alimentos saudáveis estão entre os principais pilares da qualidade de vida dos pacientes pós-cirurgia bariátrica. Na manhã desta quinta-feira (30/6), os beneficiários do ICS (Instituto Curitiba de Saúde) candidatos ao procedimento receberam essas e outras informações em uma palestra do Programa Vida Saudável, para tratamento da obesidade.
A atividade marcou a retomada das ações presenciais do programa, que promove tratamento integral e multidisciplinar, com foco no emagrecimento saudável. Para a médica responsável, Carolina Soares dos Reis, esses encontros fazem toda a diferença nos resultados.
“Com as palestras, ampliamos o tempo de contato com os profissionais e a possibilidade de tirar dúvidas que, às vezes, não aparecem nas consultas e podem ajudar os demais participantes”, avalia.
Nesta manhã, foram ouvidas a nutricionista Richelle Gonçalves Witzel Candido e a endocrinologista Juliane Perini Gaveri. Os assuntos foram os cuidados com a alimentação e como não voltar a ganhar peso após o procedimento cirúrgico.
No programa há quase um ano, a técnica de enfermagem, Juliane Camilo de Moraes, foi assistir às palestras porque tem o objetivo de se submeter à cirurgia. Ela contou que a luta contra a balança acontece há bastante tempo, mas se agravou durante a pandemia, quando começou a afetar as suas atividades diárias.
“Foi quando eu soube do programa e tem sido um divisor de águas”, comenta. “O acompanhamento psicológico é muito importante e a acupuntura, para a qual eu fui encaminhada, ajuda a combater a ansiedade do processo”, completa.
Como funciona?
O beneficiário que faz a adesão passa por um acompanhamento multiprofissional, com nutricionista, endocrinologista, médico da família, assistente social e encaminhamento ao psicólogo, durante um período mínimo de dois anos. De acordo com os resultados atingidos ao final do período, pode ou não ser indicado o tratamento cirúrgico, de acordo com os requisitos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
A inscrição pode ser feita presencialmente na Diretoria de Atenção Primária à Saúde e Serviços Sociais, no térreo do Centro de Saúde do ICS (antigo laboratório), na Rua Santo Antônio, 400, no Rebouças; ou pelo telefone 3330-6088.