Em 2023 o Programa de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba mais uma vez foi fundamental para atletas, paratletas, treinadores e instituições beneficiadas pelo programa.
Ao todo, entre homens e mulheres beneficiados foram 415 aletas, 59 paratletas, 41 treinadores, além de 99 instituições que foram incentivados em 2023, um investimento que superou os R$ 4 milhões.
“Nosso objetivo é auxiliar e dar a oportunidade a todos os proponentes conseguirem recursos para o desenvolvimento do trabalho das instituições e das carreiras dos técnicos e atletas”, disse Carlos Pijak Jr, secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude.
Resultados
Com o apoio da Prefeitura de Curitiba, atletas curitibanos estão fazendo história e alguns já conquistaram suas vagas nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris em 2024.
“Representar o Brasil nos Jogos Olímpicos é o sonho de todo atleta e eles merecem essa oportunidade por tudo que fazem. Essa façanha mostra também que o nosso programa de Incentivo ao Esporte está investindo no lugar certo”, disse o diretor de Incentivo ao Esporte da Smelj, Guilherme Schlichta.
Já estão com o passaporte carimbado para Paris a atleta Bárbara Domingos e a técnica Márcia Naves, da ginástica rítmica; o técnico Rodrigo Ferla do taekwondo paralímpico, melhor técnico do mundo na modalidade pela segunda vez em 2023; as atletas Julia Soares e Carolyne Pedro e a técnica Iryna Yashenko na ginástica artística; o paratleta Ronan Cordeiro no triahlon paralímpico; Isabela Antonieto de Abreu, no Pentatlo Moderno; Mari Christina Santilli, na Canoagem Paralímpica; e Vitor Tavares, Edwarda de Oliveira Dias e Rogério Junior Xavier De Oliveira no parabadminton.
Títulos conquistados
Os atletas incentivados pela Prefeitura de Curitiba colecionam títulos dentro e fora do Brasil.
Alessandra Barbosa Santos, atleta de judô sub13, treinada pelo professor Saimon Magalhães, conquistou dois títulos brasileiros. Zezinho Muggiati foi campeão brasileiro de Stock Series. Técnicos e atletas de taekwondo e parataekwondo, com ótimos resultados na Copa do Brasil, garantiram o vice-campeonato ao Paraná.
Curitiba Silverhawks, equipe feminina de futebol americano, foi campeã brasileira. Hannelyze Wagner e Letícia Catai, campeãs brasileiras de hipismo. Ana Laura Schluga, atleta de karatê sub 14, campeã do Brasil Open. Maria Joaquina Reikdal, campeã mundial de patinação artística sobre rodas. O judoca Gustavo Vechi Milano foi convocado para a seleção brasileira sub21, além de vários outros atletas de outras modalidades que também foram convocados para seleções brasileiras.
Mas não para por aí. Larissa Novaki, do taekwondo sub-15, treinada pela técnica Juliana Ribeiro, foi campeã no Supercampeonato de Taekwondo disputado em Fortaleza. No rugby, Rafaella de Conti Zanelato foi escolhida como melhor atleta do ano nesta modalidade. Giovana Bento foi convocada para representar o Brasil no Mundial de canoagem na Itália.
Para fechar, a triatleta curitibana Gabrielle Lemes e o nadador curitibano João Guilherme Fernandes Pereira, ambos incentivados pelo Programa de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba, foram convidados a treinar e estudar em universidades norte-americanas.
Jogos Panamericanos
Nos Jogos Pan-Americanos de 2023, oficialmente denominados como XIX Jogos Pan-Americanos e disputados em Santiago, capital do Chile, a equipe brasileira terminou em segundo lugar, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
Os atletas de Curitiba colaboraram com esse resultado:
Esgrima
Alexandre Camargo – 2 Bronzes
Leopolodo Luiz Gubert Filho
Fabrizzio Lazzarotto de Andrade
Ginástica rítmica
Bárbara de Cássia Godoy Domingos – 3 Ouros e 2 Pratas
Márcia Naves
Triathlon
Kauê Willy Cardoso
Pentatlo moderno
Isabela Antonietto de Abreu - Prata
Ginástica artística
Iryna Iashenko
Julia Soares – Prata
Carolyne Pedro - Prata
Natação
Fernanda de Goeij - Bronze
Jogos Parapanamericanos
Parabadminton
Vitor Gonçalves Tavares
Edwarda de Oliveira Dias – Ouro
Rogério Junior Xavier De Oliveira – Ouro
Italo Hauer
Taekwondo
Rodrigo Ferla
Carlos Geraldo Coelho Alves Junior
Cristhiane Neves do Nascimento
Pedro Paulo Neves da Silva
Futebol de cegos
Cassio Lopes dos Reis – Ouro
Jeferson da Conceição Gonçalves – Ouro
Tiago da Silva - Ouro
Bocha paralímpica
Elizeu dos Santos
Tênis de mesa
Eziquiel Babes
2024
O Programa Municipal de Incentivo ao Esporte de Curitiba para 2024 teve 880 projetos protocolados que estão em fase de análise documental e técnica para início em março do próximo ano.
Dúvidas sobre o programa, o protocolo e a documentação deverão ser encaminhados aos seguintes canais de contato:
Fones: (41) 3350-3722 / 3350-3747
Whatsapp: 8535-0844
incentivoaoesporte@curitiba.pr.gov.br
incentivo.tecnico@curitiba.pr.gov.br