Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Cidade inteligente

Programa de Curitiba ajuda moradores a fazer compostagem em casa e muda hábitos das famílias

I Semana de Compostagem. Curitiba, 07/05/2024 Foto: Levy Ferreira/SMCS

A I Semana de Compostagem na Escola Municipal de Sustentabilidade começou com trocas de informações e experiências. Na tarde desta terça-feira (7/5), os cidadãos que já realizam a compostagem doméstica através das composteiras da Prefeitura de Curitiba, do programa COM-POS-TE, se reuniram para fortalecer laços comunitários e compartilhar dicas.

A média mensal de resíduos destinados à compostagem através do Plano de Compostagem de Curitiba é de 10 toneladas, e metade disso é feito pela compostagem doméstica, com as 1.220 composteiras entregues pela Prefeitura de Curitiba.

O encontro foi mediado pelas engenheiras do Departamento de Limpeza Pública da Secretaria Municipal de Meio Ambiente Alice Santana e Luiza Natalino, que esclareceram dúvidas a apresentaram o COM-POS-TE. Elas também explicaram sobre o impacto positivo da participação da população na destinação de resíduos de Curitiba.

“Os cidadãos com composteiras entregam mensalmente um relatório sobre a composteira, e com esses dados estimamos que, nos últimos quatro meses, 21 toneladas de resíduos deixaram de ir para aterros sanitários. É uma quantia muito significativa e superou nossas expectativas iniciais”, relata a engenheira sanitarista Alice.

Benefícios plurais e individuais

Na casa de Bárbara e Marco Aurélio Silveira, no Jardim Social, o lixo orgânico é todo reaproveitado, e as entregas ao caminhão de coleta de resíduos sólidos foram reduzidas pela metade desde que o casal começou a compostar. Os empresários começaram a ter um cuidado com o lixo produzido por sentimento de responsabilidade ambiental, e notaram benefícios pessoais como consequência.

Antes de adotar uma composteira da Prefeitura, o casal já enterrava parte do lixo no quintal, mas desde então começaram a fazer com mais cuidado. “O resultado está sendo muito satisfatório, além de fazermos nossa parte pelo meio ambiente, aproveitamos os resíduos da compostagem para adubar nossas árvores, que têm dado muitos frutos”, conta Bárbara.

A moradora do Jardim Social contou que até a alimentação da família melhorou com a prática da compostagem, para além dos pés carregados de jabuticaba e limão siciliano. “Até nossos cachorros aproveitam as frutas, mas também temos prestado mais atenção no que estamos comendo através da observação do lixo”, diz.

Já para Herbert Vital, a composteira foi a solução para obter matéria orgânica de qualidade para manter as suas plantas sempre bem-cuidadas. “Enquanto eu ainda não tenho um terreno para plantar elas eu mantenho em vasos, e com o material da compostagem elas conseguem crescer bem bonitas”, conta o funcionário público.

Essa é a primeira experiência de Herbert Vital com a compostagem e, para ele, participar do encontro foi muito esclarecedor. “Eu tinha muitas dúvidas, e ter essa troca com os outros na mesma situação vai me ajudar a cuidar melhor da minha composteira”, conta Herbert.

Serviço

I Semana de Compostagem
Local
: Escola Municipal de Sustentabilidade (Rua Victor Benato, 210 - Pilarzinho)

Programação

8/5/2024

8h30 – Encontro entre participantes do COM-POS-TE Curitiba
10h15 – Capacitação de professores da rede municipal de ensino
13h30 – Oficina de Compostagem

9/5/2024

8h30 – Oficina de Compostagem
13h30 – Capacitação de professores da rede municipal de ensino
15h15 – Encontro entre participantes do COM-POS-TE Curitiba

Em alta