O programa de Conversação em Libras (a Língua Brasileira de Sinais) da Prefeitura de Curitiba foi um dos vencedores do prêmio Zero Project 2022, da Áustria. A premiação busca identificar práticas e políticas inovadoras de todo o mundo focadas em possibilitar a acessibilidade de pessoas com deficiência.
Em Curitiba, o programa é desenvolvido pelo Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Setenta e seis práticas e políticas de 35 países receberão seus prêmios na Conferência Projeto Zero, que será realizada no ano quem em Viena, a capital austríaca.
“Meu coração de prefeito se enche de alegria com essa distinção”, disse o prefeito Rafael Greca. “Curitiba privilegia a língua de sinais como instrumento de comunicação para que as pessoas explorem suas potencialidades.”
Os premiados terão a oportunidade de mostrar seu trabalho na Conferência anual do Projeto Zero e receberão um espaço dedicado no Relatório Anual do Projeto Zero, que será compartilhado on-line e impresso com especialistas em inclusão de pessoas com deficiência em todo o mundo.
“Estamos muito felizes e orgulhosos”, diz a diretora do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Denise Moraes. “Possibilitamos acessibilidade comunicacional ao Brasil todo. Esse prêmio é um reconhecimento de que estamos no caminho certo.”
Projetos de todo o mundo
De 381 nomeações (de 86 países), 160 nomeações (de 54 países) foram para a lista de seleção, com base em um extenso processo de revisão por pares. Os três critérios principais foram inovação, impacto e escalabilidade.
Seguindo o processo de revisão por pares, o processo de votação reuniu mais de 2.000 votos, o que determinou a seleção final de 76 premiados.
As ações selecionadas têm origem tanto no poder público quanto na sociedade civil e no setor privado.
Os premiados tem procedência de 35 países de seis continentes.
Nesta edição, os países com o maior número de premiados são Espanha e Reino Unido (7 cada), Estados Unidos (6), Índia e Israel (5 cada), e Brasil, França e Indonésia (4 cada).
Conversas semanais
A Conversação em Libras é feita em Curitiba desde 2017. Em razão da pandemia, os encontros passaram a ser on-line, o que possibilitou a participação de pessoas do Brasil inteiro.
As reuniões acontecem todas às quartas-feiras, das 9h às 11h, e a participação é gratuita. O projeto é mantido pela Central de Libras e ensina as pessoas a se comunicarem usando a Língua Brasileira de Sinais.
Zero Project
O Zero Project é uma iniciativa da Fundação Essl, organização sem fins lucrativos, que, desde 2008, desenvolve trabalhos relacionados aos direitos das pessoas com deficiência em todo o mundo.
O projeto fornece uma plataforma na qual as soluções mais inovadoras e eficazes para os problemas enfrentados pelas pessoas com deficiência são compartilhadas.
Todos os anos, a equipe do Zero Project seleciona boas práticas relacionadas a um dos temas abordados pela Convenção Internacional sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência da ONU e as premia.
Como participar da conversação
Qualquer pessoa pode participar da reunião on-line da Conversação em Libras, basta ligar nos telefones (41) 3221-2262 ou no (41) 99255-8206 e dar o nome para um cadastro. A pessoa recebe um link pelo WhatsApp para participar do encontro.
A Central de Libras também coordena a Conversação em Libras para Curitibinhas. Os encontros são feitos na forma on-line, todas as sextas-feiras.
Serviço
Informações sobre como participar da Conversação em Libras para Curitibinhas podem ser obtidas no e-mail centraldelibras@curitiba.pr.gov.br ou pelo WhatsApp (41) 99255-8206.