O prefeito Rafael Greca assinou, nesta sexta-feira (25/3), durante o Smart City Expo Curitiba 2022, o decreto que cria o Programa Curitiba Destino Inteligente (Curitiba DTI). As ações previstas na iniciativa serão realizadas com base no Mapa Estratégico & Plano de Ação Curitiba DTI - Horizonte 2030, que também foi apresentado pelo município.
O objetivo do programa Curitiba DTI é tornar a capital paranaense referência nacional e internacional em destino turístico inteligente, nos próximos oito anos, bem como organizar, apoiar e potencializar o "Ecossistema de Turismo Inteligente de Curitiba".
“O segmento de turismo foi um dos mais afetados pela pandemia da covid-19 e, como em outras áreas da economia e do empreendedorismo, estamos mobilizados para acelerar as transformações necessárias para a retomada econômica, disse o prefeito.
Com o programa Curitiba DTI, a Prefeitura, o setor de viagens e turismo local e parceiros institucionais propõem ações para que os turistas tenham experiências únicas e sustentáveis ao visitar a capital e também possam acessar os atrativos curitibanos de uma forma mais digital, mas sempre centrado no humano", afirmou Greca.
O programa Curitiba DTI é resultado de um trabalho conjunto da Prefeitura, do Instituto Municipal de Turismo, da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, do Ministério do Turismo, da Paraná Turismo, de representantes do setor de turístico local (hotéis, gastronomia, eventos, receptivo e transporte), de entidades de apoio e do terceiro setor, como as universidades.
Durante a cerimônia, também foi assinado um novo convênio como o Sebrae/PR para novas parcerias de capacitação do segmento de turismo de Curitiba.
Estratégias
O Mapa Estratégico do programa Curitiba DTI, que estabelece as ações do programa Curitiba DTI, contempla dez eixos de atuação nos próximos anos: Governança, Sustentabilidade, Tecnologia, Inovação, Marketing, Experiência, Infraestrutura, Acessibilidade, Criatividade e Segurança. Para cada um desses eixos há diretrizes e projetos estruturantes que serão executados até 2030.
“Os dez eixos foram pensados para melhorar a eficiência de comercialização dos destinos, desenvolver o destino de forma sustentável ambiental, econômico e sociocultural, oferecer maior qualidade na estada e na experiência do turista e na vida dos moradores, aumentar o aproveitamento dos recursos turísticos e estabelecer estratégias positivas e de longo prazo”, reforçou Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo. O órgão é responsável pela articulação e execução das ações do Curitiba DTI.
O programa está alinhado ao conceito do Vale do Pinhão, o movimento da Prefeitura e do ecossistema de inovação de Curitiba responsável pela maior transformação econômica sustentável e de cidade inteligente da capital.
“Este alinhamento com o Vale do Pinhão se dá com o olhar de que a inovação não está sendo pensada apenas com tecnologia, mas também com melhoria de processos, bem como não só para o turista, mas também para os negócios turísticos, que faz a ponte com esse visitante”, justificou Tatiana.
O Guia Curitiba Inteligente, que traz um roteiro com espaços que integram o ecossistema de inovação do Vale do Pinhão, também foi lançado na cerimônia. O mapa é digital e estará disponível para download, a partir deste sábado (26/3), no portal do Instituto Municipal de Turismo em Roteiros.
Preparação
A presidente do Instituto Municipal de Turismo lembrou também que, nos últimos dois anos, Curitiba já vinha se preparando para o lançamento do programa. “Em 2020, a capital foi um dos dez municípios brasileiros escolhidos pelo Ministério do Turismo para participar de um projeto piloto de Destino Turístico Inteligente. Nestes dois anos, recebemos consultorias de especialistas e iniciamos os chamados “safaris urbanos DTI” para avaliarmos atrações e apontarmos ajustes que precisam ser feitos”, disse.
Como resultado destas consultorias, ressaltou Tatiana, algumas ações do Curitiba DTI já foram ou estão sendo implementadas mesmo antes do lançamento do programa. “Em 2021, inauguramos a Escola de Turismo de Curitiba, inédita no país e voltada a capacitação de forma colaborativa, e já estamos realizando melhorias de acessibilidade no Jardim Botânico e oferecendo um novo vídeo com Libras (Língua Brasileira de Sinais) na Linha Turismo”, contou Tatiana.
Em 2023, uma das ações contempladas no eixo Tecnologia do Mapa Estratégico do programa Curitiba DTI (Tecnologia) irá virar realidade. Serão lançados os aplicativos de Santa Felicidade e do Centro Histórico, que terão gamificação para que os turistas possam interagir com as plataformas e resgatar descontos e prêmios.
Também participaram do lançamento do programa Curitiba DTI Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba; Ricard Zapatero, CEO da Fira Barcelona; Beto Marcelino, sócio-fundador e diretor de relações governamentais do iCities; Vitor Roberto Tioqueta, diretor superintendente do Sebrae/PR; Patrícia Albanez, coordenadora de Turismo do Sebrae/PR; Izabela Tioqueta, diretora técnica da Paraná Turismo; Ana Luiza Lopes, coordenadora de Turismo do Sebrae Nacional; e os vereadores Pier Petruzziello (líder do governo na Câmara), Nori Seto e Mauro Bobato.
Diretrizes e os projetos estruturantes previstos em cada um dos eixos do Mapa Estratégico do programa Curitiba DTI
- Governança (criação do Comitê Público-Privado Curitiba Destino Turístico Inteligente, elaboração do Plano Estratégico Curitiba Destino Turístico Inteligente e novas visitas de Safari Urbano DTI)
- Sustentabilidade (práticas de sustentabilidade, cuidado com o destino e adoção dos conceitos “Turista Cidadão” e “Cidadão Turista” de proximidade e relacional)
- Tecnologia (diagnóstico DTI, gamificação da jornada de experiência turística e abertura de dados)
- Inovação (criação do HUB de Turismo Inteligente, estímulos para a reativação, inovação e renovação do ecossistema de turismo inteligente e adoção de processos inovadores de relacionamento e atendimento aos visitantes e moradores)
- Marketing (desenvolvimento de ações endomarketing DTI, estudos de mercado tendências turísticas e adoção de processos inovadores de promoção e comercialização turística)
- Experiência (implantação da plataforma digital Curitiba DTI, mapeamento da experiência turística e adoção de processos inovadores e abertos de produção de conhecimento turístico)
- Infraestrutura (diagnóstico DTI, Adequação da infraestrutura alinhada às necessidades do conceito DTI e implantação da Central de Turismo Inteligente)
- Acessibilidade (universal: física, digital e socioeconômica, bem como alinhada aos marcos normativos)
- Criatividade (apoio e capacitação contínuos a todo o trade de turismo e à cadeia de economia criativa local, como artesãos, designers e artistas)
- Segurança (adoção de protocolos e tecnologias que garantam que o turista tenha cada vez mais segurança)
Ações previstas entre 2022 e 2030 através do programa Curitiba DTI:
- 2022 - Ecossistema de turismo inteligente interagindo no destino, com envolvimento das partes interessadas de maneira articulada ao processo de governança. Comprometimento das partes interessadas para implementação de estratégias e ações coordenadas com a jornada de transformação do destino Curitiba.
- 2023 - Novas competências, conhecimento e inteligência fortalecem o ecossistema de turismo inteligente com base em ações estruturantes orientadas pelos eixos estratégicos. A jornada de reestruturação e transformação do destino passa a ser orientada por um processo de certificação internacional, orientado por um Plano Estratégico de Destino Turístico Inteligente, integrado, pactuado e coordenado pela governança.
- 2025 - O destino avança em sua jornada de transformação. Uma infraestrutura física e digital de vanguarda orientada às necessidades locais está em implementação. Por meio do uso inteligente da tecnologia disponível o ecossistema de turismo inteligente interage, interopera e facilita as atividades turísticas, promovendo a acessibilidade universal e o desenvolvendo deum processo de cocriação de valor e melhoria contínua da experiência dos visitantes e moradores.
- 2027 - A governança monitora os indicadores DTI, alinhados ao Plano e à internacional. Uma Plataforma de Inteligência do Destino Turístico já interopera com o ecossistema de turismo inteligente, gerando uma oferta turística inovadora alinhada aos eixos estratégicos.
- 2030 - O destino cumpre com os requisitos de internacional DTI e atinge sua jornada de transformação. O ecossistema de turismo inteligente é fortalecido por uma governança inteligente, que promove um amplo e aberto processo de cocriação de valor e interopera com sistemas de informação para a tomada de decisões informadas, impactando no bem-estar dos cidadãos e visitantes.