As obras do programa Asfalto Novo na Regional CIC transformaram a realidade diária de milhares de pessoas que residem e também trabalham nos bairros Augusta, CIC, Riviera e São Miguel.
Todas as melhorias nas vias da área resolveram alguns problemas de mobilidade urbana, organizaram melhor o fluxo do trânsito em pontos específicos de circulação de veículos, trouxeram mais conforto aos moradores e um novo estímulo ao comércio.
100 km na Regional
Desde o começo da atual gestão, em 2017, a Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) coordenou, executou e concluiu, na Regional CIC 151 obras e outras 10 operações seguem em andamento.
Foram executados pouco mais de 93 km ou 93.878 metros de pavimento em toda a área de abrangência da regional. Outros 8,7 km ou 8.793 metros continuam em execução nesse momento. O total de ações, entre os serviços concluídos e em implemento, superam os 100 km na Regional CIC, desde 2017.
As obras de pavimento na Regional CIC representam 9,37% da relação total de serviços executados dentro do programa Asfalto Novo pela Prefeitura Municipal de Curitiba.
“O Asfalto Novo é um grande programa de mobilidade urbana, recuperação completa da malha viária e fundamental para a integração urbana, viária e social dos bairros e de todas as regionais de Curitiba”, disse o secretário Municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.
Asfalto Novo em 1.000 km
A intensidade e o volume de obras executadas na Regional CIC confirmam o potencial do amplo programa Asfalto Novo, em Curitiba. Na cidade toda, foram realizadas 2.049 ações de pavimentação em 1.724 ruas – algumas das vias receberam mais de uma intervenção em diferentes trechos.
A extensão total de Asfalto Novo é de 1.001.805 metros. São 1.943 intervenções entregues (909.578 metros) e 106 em andamento (92.227 metros). Setenta e cinco bairros da capital paranaense foram contemplados na odisseia do asfalto assumida pelo município.
Potencial urbano
“A cidade inteira virou um canteiro de obras importantes e o programa Asfalto Novo reflete o empenho da atual gestão, com o trabalho de coordenação da Smop, por meio do secretário Municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, para a execução do pavimento, reciclagem e reestruturação de ruas, avenidas, calçadas e áreas importantes para desenvolvimento da nossa Regional (CIC), para a mobilidade urbana, o conforto das pessoas, potencializar ainda mais o movimento e o estímulo ao comércio”, destacou o administrador regional, Raphael Keiji.
A requalificação da Rua Desembargador Cid Campello, na extensão de 1.427 metros, a partir da Rua Professor Algacyr Munhoz Mader até o Rio Barigui, foi muito importante para melhorar o fluxo de movimento do comérico.
A área em torno da via concentra muitas lojas, estabelecimentos comerciais e movimento de clientes dos bairros situados na Regional CIC.
Também estão instalados no trajeto perpendicular à Rua Desembargador Cid Campello, vários equipamentos públicos importantes como Armazém da Família, UPA (Unidade de Pronto Atendimento) CIC e ainda a passagem de transporte com linha de ônibus.
Sistema viário
A Rua Roberto Osório de Almeida também ganhou pavimento completo com o programa Asfalto Novo. Com 2,5 km de extensão, a via é essencial para o sistema viário na Regional CIC, ao conectar os bairros à BR-116 e à Rodovia do Xisto. Com muitas empresas instaladas na área, a rua é caminho para o tráfego pesado de carros, ônibus, caminhões e também pedestres. Pela rua, também transitam todos os dias muitos caminhões de carga e descarga de produtos e mercadorias com destino à Ceasa (Centrais de Abastecimento do Paraná).
O programa Asfalto Novo também contemplou a revitalização de pavimento de 1.630 metros da importante Rua João Betega, que liga os bairros Portão e Cidade Industrial de Curitiba. No cronograma de ações concluídas, o pavimento também chegou à Rua dos Palmenses, Lodovico Kaminski e Edmundo Eckstein.
Aprovação
A recuperação do asfalto e as melhorias urbanas agradaram muito os moradores da Regional CIC.
Dono do restaurante Nina & Manu, o empresário Arão Silva destacou a importância da recuperação da Rua Eng. Eduardo Afonso Nadolny, no bairro Vitória Regia, na CIC, para o comércio e para a qualidade de vida.
“A avenida ficou perfeita, com um serviço muito bem feito pela Prefeitura de Curitiba, que trouxe mais conforto, segurança e tranquilidade para todos nós, para quem compra no comércio, para quem vende e para todos os moradores”, disse.
Sob coordenação da Smop, a Rua Eng. Eduardo Afonso Nadolny, considerada o principal centro de comércio do Moradias Vitória Régia, também recebeu obras de reestruturação das calçadas.
Na área, foi implantado um novo passeio em paver (blocos de concreto) em 630 metros da via, no trecho entre as ruas Cyro Correia Pereira e Major Victor Feijó. O plano também integra, em paralelo, o projeto municipal Caminhar Melhor, de requalificação e expansão da malha de calçadas e ciclovias.
O modelo das novas calçadas privilegia a acessibilidade e o acesso facilitado ao comércio e aos serviços do Centro e dos bairros.
Vida facilitada
Maria Aparecida da Silva Ferreira, moradora há 18 anos da Rua Irmã Flora Compostrini, no Moradias Augusta, celebra a conquista para toda a comunidade. “O pavimento e a implementação das calçadas foram muito importantes para os moradores, facilitou a vida de todo mundo, para os moradores, pedestres e para os comerciantes. A rua está maravilhosa e muito bonita, não tem mais possibilidade de alagamento. Todos nós estamos muito felizes”, disse.
Maria Aparecida é vice-presidente da Associação de Moradores Augusta B, também conhecida como Casa da Comunidade. A recuperação da Rua Irmã Flora Compostrini também beneficiou as atividades e a circulação dos associados pela área.
O pavimento da via foi executado pelo programa Asfalto Novo, atende pedido feito pela Central 156, dos vereadores da região e indicação feita pelos moradores à Administração Regional CIC.