A Rua Wiegando Olsen, no bairro Cidade Industrial, está recebendo obras da Prefeitura de Curitiba para a reciclagem do pavimento em uma extensão de 3 km, desde a altura do portal do conjunto habitacional Vitória Régia até o cruzamento com a Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira. A intervenção marca a superação de 100 km (100.151 m) de obras do Programa Asfalto Novo nos bairros da regional CIC. Iniciadas nesta terça-feira (16/1), as obras passaram pela vistoria do prefeito Rafael Greca.
Acompanhado do secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, e do deputado federal e secretário estadual de Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros, o prefeito acompanhou os serviços na via que é marginal à rodovia do Xisto (BR-476). Rota do transporte coletivo, a rua fica numa região cercada por empresas e indústrias de diferentes ramos, entre elas a multinacional alemã Horsch, fabricante de equipamentos agrícolas para operações de preparo de solo, plantio, semeadura e pulverização.
“Estamos fazendo asfalto novo em toda a extensão. São 3 km de obras para melhorar o acesso às indústrias, uma delas a Horsch. A ideia é que esse acesso torne ainda mais forte essa grande empresa de fama mundial e que tantos empregos gera na nossa cidade”, disse Greca.
Os serviços são coordenados pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) que, neste momento, conta com 28 ações de pavimentação em andamento, apenas no bairro Cidade Industrial.
“São obras muito solicitadas pela população, que impulsionam a mobilidade e asseguram mais qualidade de vida à população”, disse o secretário Rodrigo Araújo Rodrigues.
Pela via circulam as linhas de ônibus Carbo Mafra, Vizinhança, Vitória Régia, Santa Rita/CIC, além de linha do transporte metropolitano. A via é acesso dos trabalhadores e operários de dezenas de industrias da região, além dos moradores do bairro.
Multinacional alemã
Após a inspeção nos serviços, o prefeito esteve na sede da Horsch do Brasil, onde foi recebido pelo CFO da empresa (Chief Financial Officer), Tobias Janzen; pelo diretor sócio, Traugott Horsch; Rony Juliano, do Marketing; e Damaris Schroeder, da área administrativa. Greca havia estado na empresa em abril do ano passado, para inaugurar a sede que gera cerca de 300 empregos diretos e outros 1.000 indiretos.
“Com alegria e orgulho, nós viemos retribuir a instalação dessa fábrica da Horsch aqui na Cidade industrial de Curitiba, almejando que ampliem a fábrica e para reforçar a nossa identidade com essa empresa de tradição fundamentada na imigração cristã que tanto bem fez ao Paraná”, reforçou Greca.
A empresa chegou ao Brasil há seis anos, inicialmente se estabelecendo na região dos Campos Gerais. Os planos da empresa são para a expansão da fábrica de Curitiba que pode vir a se tornar a maior unidade do grupo.
O grupo foi criado na Alemanha em 1984 e a empresa controladora é a Horsch Holding SE. Pertencentes à mesma estrutura, estão também as empresas Horsch Maschinen GmbH e Horsch LEEB Application Systems GmbH, ambas com sede na Alemanha.
“Agradecemos a Curitiba por ter nos acolhido. Estamos muito satisfeitos com a execução da pavimentação da via que vai beneficiar 100% de nossos colaboradores além dos demais empresários da região e moradores locais”, disse Tobias Janzen, CFO da empresa.
O diretor sócio, Traugott Horsch, também agradeceu ao prefeito pela obra e pelos incentivos recebidos e falou ao grupo que acompanhava o prefeito sobre as razões que atraíram a empresa ao município. “Curitiba, com a qualidade de vida que oferece, pela sua infraestrutura e acolhimento, nos assegura atrair e mantermos talentos entre nossos quadros de colaboradores. Viver e trabalhar em Curitiba é um importante ativo para os profissionais com a qualificação que buscamos no mercado”, disse Traugott.
Asfalto Novo
Lançado em 2017, o programa Asfalto Novo já ultrapassou 1.013 km de obras nos bairros das dez administrações regionais da cidade. Foram realizadas 2.099 ações de pavimentação em 1.766 ruas (algumas ruas receberam mais de uma intervenção em diferentes trechos). São 2.015 intervenções entregues (941.381 metros) e 84 em andamento (71.779 metros).
Presenças
Acompanharam o prefeito na vistoria à obra e na empresa o vereador Toninho da Farmácia; o administrador da Regional CIC, Raphael Keiji; a secretária do Gabinete do Prefeito, Juliana Cruz Lima; o diretor geral da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços do Estado do Paraná, Christiano Puppi; e o chefe de gabinete de Ricardo Barros, Nassim Bacila.