Trinta profissionais da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) estão em São Paulo conhecendo instalações esportivas e metodologias de trabalho que são aplicadas aos usuários dos programas de esportes e lazer da prefeitura paulista.
O grupo também vai participar de reuniões técnicas e troca de experiências com os profissionais de São Paulo, com o objetivo de enriquecer e aprimorar a sistemática que é ofertada aos atletas e ao público em geral que utiliza nos equipamentos da Prefeitura de Curitiba.
“É uma experiência muito importante para os professores e profissionais da Smelj. Temos a oportunidade de conhecer novas metodologias e equipamentos para melhorar o rendimento dos atletas profissionais que são incentivados pela Prefeitura e também para as crianças que estão conhecendo os mais diversos esportes que oferecemos nas escolas e nos centros de esporte e lazer espalhados pela cidade”, disse o secretário Carlos Pijak Jr, que participa do intercâmbio.
A visita também reforça parceria da com o Comitê Paralímpico Brasileiro, entidade que possui parceria para o desenvolvimento do paradesporto no Centro de Esportes Francisco Derosso no Xaxim, bem como busca oportunidades para incrementar o Centro de Referência em Esporte e Atividade Física do Parolin.
Nesta quinta (20/10) e sexta-feira (21/10) também acontecem reuniões técnicas, intercâmbio e visitas aos equipamentos esportivos de São Paulo para troca de experiencias de gestão com a Prefeitura de São Paulo.
As visitas também acontecerão ao Núcleo de Alto Rendimento Esportivo de São Paulo para intercâmbio de conhecimentos na área do treinamento esportivo e avaliação física, voltado para atletas e paratletas, buscando referências para efetivar o desenvolvimento do Centro de Referência em Esporte e Atividade Física – CREAF.
Além disso, a comitiva curitibana está fazendo Intercâmbio de metodologia em treinamento de alto rendimento na Academia do Palmeiras, com vistas a ampliar o atendimento aos atletas, paratletas e técnicos atendidos pela Lei Municipal de Incentivo.
A visita e experiência no Museu do Futebol servirá para incrementar os conhecimentos culturais dos professores acerca da modalidade mais popular do Brasil, buscando conhecimentos que subsidiarão o projeto do futuro Memorial do Esporte Curitibano. Já a visita ao projeto Ruas de Lazer da Prefeitura de São Paulo, busca trazer novas possibilidades para os programas de lazer ofertados a população curitibana.
Fechando a capacitação, os profissionais curitibanos vão acompanhar o treinamento da equipe profissional do SESI Vôlei SP. Também vai ocorrer a capacitação dos professores no Instituto Serginho, para repasse da metodologia a ser utilizada na parceria firmada com o Bicampeão olímpico para oferta de aulas de iniciação esportiva na modalidade voleibol.