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Etapa do concurso público

Professores elogiam novo sistema online da Prefeitura de Curitiba para a entrega da documentação

Candidatas aprovadas no concurso de professor de educação infantil entregam documentos no departamento de saúde ocupacional. Na foto, Mayara Lima. Curitiba, 10/02/2025. Foto: Valquir Aureliano/SECOM

Os aprovados no concurso para professor de Educação Infantil da Prefeitura de Curitiba, convocados no início do mês,  já estão fazendo o exame médico ocupacional, que requer a entrega dos exames laboratoriais e clínicos previstos no edital.

A realização dos exames só é possível após a conclusão da etapa de entrega de documentos que, pela primeira vez, é feita de forma online, sem que os candidatos tenham que comparecer presencialmente com a documentação obrigatória estabelecida no edital.

Sistema aprovado

As professoras Camila Cristina Vieira de Freitas, de 33 anos, e Mayara da Silva de Lima, de 27, moradoras de Araucária, estiveram entre as primeiras a fazer o exame, nesta segunda-feira (10/2), no Departamento de Saúde Ocupacional da Secretaria de Gestão de Pessoal, no Centro Cívico. Elas fazem parte do grupo de 103 professores convocados

As duas aprovaram o novo sistema adotado pela Prefeitura, que utiliza o Processo Eletrônico de Curitiba (Procec), plataforma municipal que permite abrir protocolos e acompanhar as solicitações pela internet.

“Ficou simples e foi muito bom fazer tudo online, porque tivemos tempo para a entrega de documentos. A resposta veio rapidamente para eu fazer o exame”, disse Mayara. 

Camila também aprovou o novo formato para esta etapa do concurso público. “Tudo se encaixou perfeitamente. Eu já estava esperando ser chamada porque o prefeito (Eduardo Pimentel) já tinha comunicado que convocaria mais professores”, disse Camila, que está ansiosa para saber onde vai trabalhar.

O prazo para a entrega da documentação termina às 18h da próxima segunda-feira (17/2). Aqueles que não entregarem, perderão o direito ao ingresso no quadro de servidores da Prefeitura de Curitiba.

De olho no site

Após a inclusão da documentação, o candidato deve acompanhar a análise dos documentos pelo Procec. Ele pode ser convocado a apresentar documentos originais, por exemplo, ou complementares, se for necessário.

Mayara e Camila acompanham regularmente as publicações no site da Prefeitura. “O site já está salvo entre os favoritos no meu celular”, disse Camila. “Eu entro no site todos os dias. Minha ansiedade é porque queria ser chamada logo”, revelou Mayara.

Aqueles que desistirem de assumir a vaga deverão registrar o Termo de Desistência também pelo Procec, em até 15 dias após a publicação da convocação, ou seja, até o dia 17 de fevereiro.

Depois que todos entregarem a documentação e fizerem os exames, a Secretaria de Gestão de Pessoal vai preparar as reuniões de nomeação e posse dos professores.

Todas as convocações são divulgadas pelo site da Prefeitura e no Diário Oficial. Nesta fase, os aprovados também receberão e-mail no endereço registrado na data da inscrição do concurso, em 2022.