Estratégias para trabalhar temas de maneira interdisciplinar, uso de tecnologias, realização de oficinas. Essas e outras ideias para o dia a dia da sala de aula vieram na bagagem dos 13 profissionais da rede municipal de ensino que participaram, em novembro, de um intercâmbio na Finlândia. Eles estão compartilhando o que vivenciaram com os colegas, em reuniões na Secretaria Municipal da Educação e nas escolas.
As atividades, custeadas pela Prefeitura de Curitiba, integram o Veredas Formativas, programa de formação da Secretaria Municipal da Educação que encerra este ano com 59,3 mil vagas ofertadas.
Para a professora Katianny Corrêa, da Escola Municipal CEI Augusto César Sandino (bairro Santa Cândida), a oportunidade ampliou os horizontes de possibilidades dentro da sala de aula.
“Para mim chamou muito a atenção como eles trabalham a interdisciplinariedade”, comentou Katianny, referindo-se ao processo de integração entre várias disciplinas e campos de conhecimento. “Eles trabalham muito com projetos, oficinas, são muito comuns temas de economia doméstica, por exemplo”, lembrou ela.
A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, esteve em julho do ano passado na Universidade da Finlândia para apresentar o modelo de formação curitibano. Ela explica que, desde setembro do ano passado, a Prefeitura mantém acordo de cooperação técnica com a Finlândia para intercâmbio de profissionais e ações de formação voltadas a professores.
“Para nós é motivo de muito orgulho esse interesse dos finlandeses. O país que é referência em educação no mundo quer saber como Curitiba forma os professores”, disse Maria Sílvia.
Na avaliação da superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira, que acompanhou o grupo de professores intercambistas, Curitiba não deixa nada a desejar em relação à proposta pedagógica. “Claro que há diferenças e questões culturais de um país para outro, mas na parte pedagógica percebemos que Curitiba faz um belo trabalho”, comentou Andressa.
Mais vagas
As ações voltadas ao desenvolvimento profissional foram impulsionadas pelo programa Veredas Formativas, lançado em 2018. O Veredas permite que cada profissional da rede curitibana de ensino escolha como fazer a formação continuada. Já foram ofertadas 59,3 mil vagas aos profissionais da rede municipal.
LEIA MAIS