A Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) convocou para esta semana um grupo de 293 professores de Educação Infantil que fizeram concurso público, cumpriram as etapas de entrega de documentos e foram considerados aptos no exame médico ocupacional.
Eles foram convocados para reuniões de nomeação estabelecidas de acordo com a classificação de cada profissional. Todos devem observar a data e o horário definidos para o comparecimento para posse na sede da Smap, localizada no bairro São Francisco. É nesta reunião que o professor escolhe a unidade onde vai trabalhar, de acordo com as opções definidas pela Secretaria da Educação.
Foram ofertadas vagas nas regionais Bairro Novo, Boqueirão, Cajuru, CIC, Matriz, Pinheirinho, Portão, Santa Felicidade e Tatuquara.
Scarleth Pereira, de 27 anos, já trabalhou na área de educação na Prefeitura de Curitiba como estagiária e através do processo seletivo simplificado (PSS). “Estou empolgada para começar, para aprender muito e ensinar as crianças”, conta.
“Já separei atividades para alunos de todos os níveis”, diz Scarleth enquanto solta uma risada. “Estou ansiosa e quero estar preparada. Qualquer turma que eu assumir, vou ter um material preparado”, explica.
Professora da rede privada de ensino, Fernanda Ramos de Oliveira, de 33 anos, está na expectativa com a nova realidade. “Estou animada e preparada para o cargo, mas é um lugar totalmente novo, com uma didática diferente”, diz. Para Fernanda, a melhor parte de ser professora é ver a evolução dos alunos. “É uma alegria, sinto que estou no caminho certo”, conta.
Para Aldrye Martins dos Santos, de 34 anos, que já trabalhava na área da educação, essa vai ser a primeira experiência como professora. “Estou feliz e confiante, valeu a pena esperar o processo. Foi mais rápido do que eu imaginava”, comenta Aldrye, que conseguiu a vaga no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) que gostaria de trabalhar.
Além dos professores de Educação Infantil, profissionais do magistério (Docência I) têm tomado posse. Só para este mês foram convocados 180 para a nomeação como servidores da Prefeitura de Curitiba. Nas duas carreiras, já estão sendo realizadas as convocações daqueles que, durante o processo de convocação, pediram final de lista, conforme previsto nos respectivos editais.