Almeirão, abobrinha, escarola, repolho, couve e pimenta são algumas das culturas que estão sendo cultivadas em um terreno que há poucos meses era uma área degradada, cheia de mato e entulho no Sítio Cercado.
Isso aconteceu graças a uma parceria entre a Associação de Moradores da Vila Coqueiros, do CMEI Coqueiros e a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) e da Administração Regional Bairro Novo. Hoje a Horta Coqueiros, na Rua Cidade da Maravilha, 40, em nada lembra este passado recente de abandono.
Muito trabalho
Marlene Aparecida de Assis, presidente da Associação de Moradores Conjunto Coqueiros, foi uma das moradoras que lutaram pela materialização da horta.
“Trabalhei aqui desde o começo para que esta horta se tornasse realidade. A gente passava o dia inteiro mexendo na terra. Depois da limpeza do terreno, vieram oito caminhões de terra para que a área fosse preparada para o plantio”, relembrou.
Sonho realizado
De acordo com Marlene, o terreno estava ocioso juntando mato e entulho. Havia o projeto de construir a sede da associação dos moradores ali, mas faltavam recursos para a obra. Em reuniões na Regional Bairro Novo surgiu a ideia de criar uma horta comunitária.
“Foi à custa de muito trabalho que conseguimos tornar este sonho realidade. Agora recebemos as mudas da Prefeitura e a orientação dos agrônomos para manter os canteiros sempre produzindo. Por isso eu sempre cobro dos hortelões para que não abandonem seus canteiros”, disse ela.
De acordo com Paulo Roberto Soares, do núcleo da SMSAN Tatuquara/Bairro Novo, atualmente Bairro Novo conta com sete hortas comunitárias e a região do Tatuquara possui 17 áreas cuja produção fica à cargo da comunidade.
“Esta é uma horta considerada modelo porque é totalmente cercada por muros. Nós temos hortas comunitárias modelo também no Tatuquara, como é o caso da Horta do Chef, que fica no Santa Rita”, exemplificou Soares.
A Horta Coqueiros é a 145º da cidade. O terreno possui 888 m² com 77 canteiros, uma colmeia do projeto de polinização Jardins de Mel e um pomar.
Do total de canteiros, 73 têm a participação de 45 famílias e quatro serão destinados para atividades pedagógicas realizadas pelo CMEI Coqueiros, que fica ao lado. No total, mais de 180 pessoas são beneficiadas.
Curitiba Viva Bem
A implantação de hortas urbanas na capital integra as ações do Curitiba Viva Bem, política pública de saúde e bem-estar do município. Curitiba Viva Bem é uma política pública e uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.