Visitar a Feirinha de Artesanato do Largo da Ordem está na programação de turistas que vêm a Curitiba e de muitos curitibanos que aproveitam o domingo para ocupar o centro histórico da cidade, conhecer o artesanato da capital e da Região Metropolitana e consumir produtos e alimentos que resultam em renda a cerca de 1,2 mil expositores.
O assunto faz parte do vídeo semanal do programa Curitiba Viva Bem desta quarta-feira (25/10) e o convite para desfrutar da programação se estende aos servidores da Prefeitura de Curitiba.
Além da Feira que ocupa ruas e calçadões, ali perto, o visitante ainda pode explorar a Loja #CuritibaSuaLinda e, na Galeria das Ruínas de São Francisco, a loja colaborativa Madeira nas Arcadas, espaço onde são comercializados produtos de artesanato e design de qualidade, feitos com madeira reaproveitada.
A região é também endereço do Liceu de Ofícios Criativos, espaço projetado para a oferta de cursos gratuitos que fortalecem a produção criativa associada ao turismo.
“O Largo tem muita história e uma bela arquitetura, além da tradicional feira de domingo. Conhecer esse espaço ajuda a preservar e valorizar o patrimônio de Curitiba, e estimula o turismo e o negócio local. É um espaço de lazer, então o servidor que visita tem uma melhoria na qualidade de vida, e ganha mais consciência cultural”, explica Leonardo Ulths, do Instituto Municipal do Turismo (IMT).
O conjunto de atividades e equipamentos estão reunidos no portal Curitiba Criativa.
Os vídeos semanais são dedicados aos servidores da Prefeitura de Curitiba e integram o programa Curitiba Viva Bem, política pública de promoção da qualidade de vida.
Confira o vídeo
Atrações do Largo da Ordem
Feira de arte e artesanato: É a maior e mais tradicional feira da cidade, com quase 50 anos de história. Funciona aos domingos, das 9h às 14h, e oferece aos visitantes mais de 800 barracas, com uma grande variedade de arte e artesanato.
Loja #CuritibaSuaLinda: As lojas da rede #CuritibaSuaLinda são o melhor lugar para encontrar produtos artesanais e de design com a identidade curitibana para você levar de lembrança. As lojas têm peças como roupas, acessórios, bijuterias, decoração e livros, todos com a temática da capital paranaense. Aos domingos, o acesso é pelo Palacete Wolf, na Praça Garibaldi (em frente à escultura do Cavalo Babão).
Madeira nas Arcadas: espaço colaborativo de incentivo ao empreendedorismo sustentável, com exposição e comercialização de peças em madeira, biojoias, móveis, artigos de decoração e utensílios em madeira reaproveitada, de poda urbana ou de reflorestamento. Funciona no mesmo horário da Feira do Largo da Ordem.
Liceu de Ofícios Criativos: Um espaço que oferece cursos e mentorias gratuitas de aperfeiçoamento pessoal e profissional aos artesãos, com a missão de fortalecer o turismo local.
Para saber mais sobre atrações como essas, acesse o portal do Curitiba Criativa.
Curitiba Viva Bem é uma política pública e uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.