Estão abertas as inscrições para as empresas que desejarem participar da próxima Feira da Empregabilidade com oferta de vagas exclusivas para pessoas com deficiência. O evento acontecerá no dia 19 de setembro, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 15h, no Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência (DPCD) da Prefeitura.
As organizações interessadas devem entrar em contato pelo telefone 41 3221-2265 ou pelo e-mail alaurindo@curitiba.pr.gov.br.
Durante o evento - que será uma das atividades da Semana da Empregabilidade para Pessoas com Deficiência, em parceria com a FAS (Fundação de Ação Social) - representantes das empresas ocuparão estandes próprios. Lá poderão receber os candidatos e seus currículos, fazer a triagem dos que melhor se ajustarem ao perfil de cada vaga e marcar entrevistas. É esperada a adesão de pelo menos 30 organizações, com a oferta de cerca de mil vagas de trabalho.
A contratação de trabalhadores com esse perfil é uma exigência legal para empresas que tenham a partir de 100 funcionários em suas equipes. Porém, as menores também podem contar com essa força de trabalho. “Estão todos convidados a conhecer o talento dos candidatos e sair da feira com o colaborador certo para atuar na sua empresa”, frisa o coordenador de Empregabilidade do DPCD, Adriano Laurindo.
Construindo pontes
Este será o quarto evento do ano para colocar candidatos com deficiência em contato direto com as empresas ofertantes de vagas. A última aconteceu no começo de agosto, na Rua da Cidadania do Pinheirinho, e atraiu cerca de 150 trabalhadores e 20 empresas, além do escritório local do Sine (Sistema Nacional de Emprego). Estavam disponíveis cerca de mil vagas.
O técnico em secretariado Pedro Afonso Buratti Przendziuk participou do evento e foi um dos primeiros a ser contratado pelo Grupo Orbenk, especializado em terceirização de mão-de-obra. Desde a semana passada, ele atua no escritório do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) em Curitiba, no bairro Portão.
Objetivo permanente
Além de promover eventos de empregabilidade, o DPCD também orienta as empresas a se adequarem à legislação. Em junho o órgão realizou a roda de conversa “Empresa inclusiva: desafios e oportunidades” e está disponível para esclarecimentos e orientações por meio do Setor de Empregabilidade.
“A ideia é que, estando aptas a receber o trabalhador com deficiência, as empresas se sentirão estimuladas a contratar”, observa Adriano Laurindo. Atualmente existem quase 500 vagas abertas no Sine para candidatos com deficiência.
Apesar da adesão das empresas à Câmara de Inclusão no Mundo do Trabalho e dos eventos do DPCD, a ausência dessa categoria do mercado de trabalho é maior do que sinaliza o Sine. Segundo informações do Portal de Inspeção do Trabalho, em 2021 apenas 7.675 das 15.876 vagas reservadas em Curitiba estão ocupadas. Isso significa que sobram 8.201 postos de trabalho, equivalentes a 51,66%.