Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Planejamento e cultura

Procuradores iniciam série de visitas a órgãos da Prefeitura de Curitiba

Visita de procuradores da PGM, ao IPPUC. Curitiba, 16/11/2023. Foto: Hully Paiva/SMCS

A Procuradoria-Geral do Município realizou, na manhã desta quinta-feira (16/11), as primeiras visitas institucionais com a participação de procuradores que tomaram posse desde 2017. O grupo formado por 16 servidores da PGM esteve no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e na Fundação Cultural de Curitiba (FCC). Puderam também visitar o Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem.

A iniciativa faz parte do programa PGM 2023: Rumo à Inovação.

A subprocuradora-geral, Rosa Maria Alves Pedroso, destaca a importância desse contato com as diferentes áreas da Prefeitura.

“A maioria deles veio de outras cidades e estados. É importante que conheçam o nosso planejamento. Queremos que eles criem pertencimento em relação à cidade e que sintam orgulho de fazer parte da Prefeitura de Curitiba. Começamos pelo Ippuc porque foi aqui que tudo começou”, defendeu ela.

No Instituto, eles foram recebidos pela coordenadora de Relações Externas, Rosane Popp, que apresentou o Ippuc, sua missão, seus principais projetos, falou do Plano Diretor de Curitiba, do papel do transporte coletivo, das áreas verdes, entre outros temas. “A cidade tem que se antecipar às demandas”, disse ela ao grupo.

Rosane destacou o resultado do Censo de 2022, que indicou uma população menor do que a prevista. “Foi uma surpresa para nós. Está nascendo menos gente e as pessoas estão vivendo mais”, observou. A população de Curitiba, segundo o IBGE, é de 1.773.718 de pessoas.

A assessora jurídica do Ippuc, Viviane Machado, também acompanhou a apresentação realizada no auditório do Instituto.

Expectativa

Nascido e formado em Maceió, capital de Alagoas, o procurador Marcos Viníciu Cavalcante Lima, de 32 anos, aprovou a visita. “Foi proveitosa para entender a estrutura interna. Vimos que existe zelo com a questão urbanística e o mesmo cuidado na cultura, com suas diversas linguagens”, declarou Lima, após a visita.

El está entusiasmado com a nova vida em Curitiba. “Fiquei muito feliz quando fui chamado”, revelou ele, que fez outros concursos pelo País e conheceu Curitiba em 2019, quando veio fazer as provas. “Agora, vim para me estabelecer aqui com minha companheira, que já veio comigo”, comentou ele, que tomou posse há pouco mais de um mês.

Para a procuradora Ravena Almeida, 32 anos, que veio de Salvador, na Bahia, e está em Curitiba há dois meses, a visita proporcionou um conhecimento importante. “Foi bacana ver de perto as estruturas. Aqui, a Prefeitura é descentralizada. Para nós, que ainda não conhecemos tudo, é muito interessante”, observou ela, que trabalha na área consultiva da PGM.

Na FCC, eles foram recebidos pelo diretor de Planejamento, José Roberto Lança, e pelo procurador Paulo de Tarso Santos.  

Outras visitas como estas deverão ser realizadas em 2024.

Em alta