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Processo Eletrônico de Curitiba facilita vida do contribuinte e reduz custos

Processo Eletrônico de Curitiba facilita vida do contribuinte e reduz custos. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

 

A Prefeitura de Curitiba implantou, há um ano, o Processo Eletrônico de Curitiba (Procec), que vem facilitando a vida do contribuinte ao reduzir filas e deslocamento para unidades da Prefeitura, além de melhorar a qualidade dos serviços prestados e trazer economia de recursos para o município.

O Procec permite que cidadãos e empresas solicitem, pela internet, serviços e informações às secretarias. O protocolo e seu acompanhamento são feitos de forma eletrônica.

Desde o seu lançamento em setembro de 2020, já foram realizados 46,1 mil protocolos e houve uma redução de custos de R$ 1 milhão somente referente a horas de trabalho envolvendo a manipulação de documentação física ou digital na abertura do processo.

A Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento, responsável pela criação do Procec, estima que foram evitados cerca de 92 mil deslocamentos de contribuintes à sede da Prefeitura, no Centro Cívico, e nas demais unidades da administração municipal nesse período.

“O Procec nasceu, inicialmente, para protocolos do ITBI. Com a pandemia, e a necessidade de distanciamento social, ele ganhou corpo e hoje 100% dos assuntos da área de Finanças estão nessa plataforma”, diz Mario Nakatani Júnior, coordenador de projetos de informação da secretaria.

A plataforma já abrange 68 serviços em seis áreas de Finanças. Ao todo são 113 serviços disponíveis, incluindo as secretarias de Urbanismo, Meio Ambiente, Administração e Obras.

Entre os assuntos disponíveis estão ISS, IPTU, ITBI, certidões, obras, uso do solo, publicidade, alvará comercial, recursos hídricos e saneamento, regularização de tributos, eventos, cadastro de ONGs ambientais e patrimônio.

Segundo Nakatani Júnior, o próximo passo é fazer com que todos os fornecedores da Prefeitura e empresas de administração indiretas possam solicitar o pagamento pelos serviços prestados ou produtos fornecidos por meio do Procec.

Confira como acessar o Procec

·        Para fazer a solicitação, o usuário deve criar seu cadastro diretamente no PROCEC ou utilizar o mesmo "usuário" e a mesma "senha" do Sistema ISS Curitiba 

·         Para criar um cadastro diretamente no PROCEC, escolha a opção “Cadastro novo? Clique aqui”.

Depois:

       - Informe o CPF ou CNPJ, seus dados pessoais e de contato
       - Informe o CEP para recuperar o seu endereço e demais dados
       - Crie "usuário" e "senha" de acesso. (Se o usuário informado já estiver em uso, tente outro)
       - Revise e confirme

 

O passo a passo

·        Na tela inicial o usuário encontra todos os assuntos disponíveis no PROCEC, divididos em temas. 

·        O pedido deverá ser feito clicando no assunto desejado disponível no tema de interesse

·        Na 1ª aba estarão disponíveis todas as informações referentes ao assunto. Leia com atenção

·        Na aba “Seus Dados”, confira as suas informações de contato e forneça outros dados solicitados, se houver

Na aba seguinte, descreva o seu pedido de modo objetivo e com os detalhes que auxiliem na análise

·        Enquanto escreve o seu pedido, já consegue visualizá-lo no “Resumo Geral”

·        Na última aba, anexe os documentos solicitados, conforme o assunto. Após anexá-los você ainda pode excluí-los

·        Revise o seu pedido e anexos na área “Resumo Geral”. Estando tudo OK, confirme a solicitação

·        Pronto. O sistema automaticamente cria o registro no Sistema Único de Protocolos (SUP), grava os anexos e encaminha para o servidor da área que irá analisar a solicitação. Com o número do protocolo será possível acompanhar os trâmites do processo. Em caso de dúvidas sobre o cadastro ou sobre o uso da ferramenta, enviar e-mail para copi@curitiba.pr.gov.br