A Prefeitura de Curitiba alcançou mais um marco importante na transformação digital dos serviços públicos. O Procec (Processo Eletrônico de Curitiba) atingiu 532 mil protocolos registrados desde o lançamento, em setembro de 2020.
O sistema permite que os cidadãos e fornecedores, de maneira 100% eletrônica, realizem pedidos, façam esclarecimentos e interajam com as secretarias e os órgãos da Prefeitura de Curitiba.
A plataforma vem proporcionando maior agilidade, transparência e economia aos processos administrativos da cidade.
Além da comodidade para os cidadãos de poder acessar a ferramenta 24 horas por dia, sete dias por semana, o sistema trouxe benefícios econômicos e ambientais para o município. Com o Procec, a Prefeitura de Curitiba já registrou uma economia superior a R$ 28 milhões, resultado da redução de custos com transporte de documentos, insumos e horas trabalhadas. Esses recursos têm sido direcionados a outras áreas essenciais para o desenvolvimento da cidade.
“O Procec tem sido uma ferramenta essencial para facilitar o acesso da população e das empresas aos serviços oferecidos pela Prefeitura. Pela plataforma, é possível fazer solicitações, acompanhar processos e interagir com as diversas secretarias de forma totalmente digital, sem a necessidade de deslocamento”, diz Mario Nakatani Júnior, superintendente da Secretaria Municipal de Finanças, responsável pela criação e manutenção do Procec.
A digitalização também trouxe um impacto positivo no meio ambiente, com a economia de mais de 111 milhões de litros de água, a preservação de cerca de 1.500 árvores e a redução de 16 toneladas de CO₂ na atmosfera, contribuindo diretamente para as iniciativas de sustentabilidade do município.
Atualmente o Procec disponibiliza o acesso e tramitação eletrônica de 320 assuntos, distribuídos entre secretarias e órgãos da administração municipal.
Concursados
Uma das novidades deste ano foi a adesão da nova Secretaria de Gestão de Pessoal, garantindo aos concursados que a entrega de documentação ocorra de forma simples e rápida, 100% online, otimizando os recursos e permitindo um significativo ganho de performance. Saiba mais aqui.
As próximas secretarias que deverão disponibilizar assuntos junto ao Procec são Educação e Desenvolvimento Humano.
“Com a ampliação constante dos serviços disponíveis e a adesão de novas secretarias ao sistema, o Procec continua a se consolidar como uma das principais iniciativas de inovação na administração pública de Curitiba. O objetivo é proporcionar uma cidade mais eficiente, transparente e sustentável para todos os curitibanos”, ressalta Eduardo Makowski, coordenador de Projetos de Informação da Secretaria Municipal de Finanças e responsável pelo Procec.
Alguns dos serviços mais buscados no sistema são solicitação de guia de ITBI, pagamento e registro de preço/compra pontual (de bens e serviços), reanálise de consulta prévia e alteração de nome e dados do contribuinte.