A Prefeitura de Curitiba, por meio da Procec (Processo Eletrônico de Curitiba), alcançou um novo marco em 2024, atingindo 468 mil protocolos abertos, com uma economia superior a R$ 26 milhões para os cofres públicos com redução de gastos com horas trabalhadas, insumos e transporte de documentos, segundo dados da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento.
Lançada em setembro de 2020, a plataforma permite que os cidadãos e fornecedores, de maneira 100% eletrônica, realizem pedidos, façam esclarecimentos e interajam com as secretarias/órgãos da Prefeitura de Curitiba.
Uma das grandes vantagens do Procec é a sua acessibilidade. A plataforma está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, permitindo que os cidadãos realizem a abertura e acompanhamento de processos a qualquer momento, sem a necessidade de deslocamentos até as unidades físicas da Prefeitura. Essa flexibilidade no atendimento proporciona maior conveniência para os curitibanos, além de otimizar o tempo dos cidadãos e da administração municipal.
Além de aumentar o número de protocolos, o Procec também evoluiu no atendimento, permitindo que o cidadão não apenas protocole a demanda inicial, mas também realize interações contínuas com a Prefeitura. Solicitações de informações adicionais, atualizações de processos e cientificações podem ser feitas diretamente pela plataforma, tudo sem a necessidade de comparecer pessoalmente a um atendimento. Até novembro de 2024, o Procec já registrou mais de 170 mil interações, fortalecendo a transparência, a acessibilidade e a eficiência do serviço público.
“O Procec é um sucesso. Prova são os recordes superados a cada ano, sempre com foco na eficiência e no bem-estar dos cidadãos. Além disso tem sido uma ferramenta fundamental para a redução de custos operacionais e para a promoção de uma gestão mais ágil, transparente e sustentável”, diz o superintendente fiscal de Secretaria Municipal de Finanças, Mario Nakatani Junior.
De acordo com Eduardo Makowski, coordenador de Projetos de Informação da Secretaria de Finanças e responsável pelo Procec, "os números demonstram o papel fundamental da plataforma na modernização da gestão pública e na construção de uma cidade mais inteligente, conectada e sustentável para todos”.
Meio Ambiente
O Procec está alinhado com a política de sustentabilidade do município. A digitalização dos processos tem gerado resultados ambientais expressivos. A Prefeitura de Curitiba já evitou o consumo de mais de 102 milhões de litros de água e preservou cerca de 1.300 árvores. Além disso, a redução do uso de papel e outros recursos contribuiu para a diminuição de mais de 14.800 kg de CO² na atmosfera, reforçando o compromisso da administração com a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente.
Novos assuntos
Hoje a plataforma do Procec conta com 314 assuntos disponíveis referentes a 27 órgãos e secretarias. Alguns dos serviços mais buscados são solicitação de guia de ITBI, pagamento e registro de preço/compra pontual (de bens e serviços), reanálise de consulta prévia e alteração de nome e dados do contribuinte.
Outro destaque em 2024 foi o recorde na abertura de novos assuntos, com 101 novos temas disponibilizados para a população, superando os 90 registrados em 2021, até então o ano com maior número de assuntos abertos. Entre os exemplos de novos temas estão: Requerimento de Solicitação de Receita (Secretaria Municipal de Saúde); Renovação de Licença para Trafegar (Fretamento) e Renovação Cadastral (Taxi), da Urbanização de Curitiba (URBS); e Recurso - Consulta Informativa de Lote - CIL e Recurso - Consulta Prévia de Viabilidade - CPV ambos da secretaria municipal de Urbanismo (SMU).