A Rua da Cidadania do Boqueirão se encheu de luzes, cores, e tendências da moda na noite desta quinta-feira (27/7). A primeira noite de desfiles do Boqueirão Fashion – Semana da Moda de Curitiba levou cerca de mil pessoas para acompanhar os mais de 60 modelos profissionais e alguns moradores da cidade escolhidos pelo casting promovido pela Regional Boqueirão. Ao todo, 760 pessoas se inscreveram e 15 foram escolhidas para desfilar no Boqueirão Fashion.
Na primeira noite do evento, o público acompanhou oito apresentações nos formatos coletivos e individuais. A abertura ficou por conta de uma performance que misturou dança e desfile com looks inspirados no filme da Barbie. O tom rosa predominou na passarela.
Nesta sexta-feira (28/7), a segunda noite de desfiles começa às 19h com criações da Universidade Positivo, Freak Flag e a coleção desenvolvida na residência artística do Boqueirão Fashion.
O administrador da Regional Boqueirão, Ricardo Dias, contou que o evento cresceu neste ano e de um dia passou para uma semana. “A principal característica desta 7ª edição é que conectamos toda a cadeia produtiva de moda de Curitiba. Todo mundo envolvido neste cenário, desde os estudantes, os estilistas, as marcas e lojas de roupas e quem consome, está participando”, explicou Dias.
“Podemos afirmar que o Boqueirão Fashion se tornou o principal evento de moda de Curitiba”, definiu o administrador regional.
Superprodução
O público pode acompanhar os desfiles que saíam simultaneamente de dois pontos da Rua da Cidadania. Duas passarelas foram montadas, a superior que cruza o Terminal do Boqueirão, e a no piso térreo da regional. Dois telões permitiam que o público não perdesse nenhum detalhe das roupas que eram apresentadas em cada desfile.
A estudante de moda Natália Freire mora no Jardim das Américas e afirmou que o Boqueirão Fashion é uma grande oportunidade para os produtores de moda da capital.
“Acho maravilhoso como Curitiba está dando espaço para os criadores de moda da cidade. Com certeza vou tirar ideias novas daqui dos desfiles. São looks inspiradores”, afirmou Natália. Ela contou que também vai acompanhar os desfiles desta sexta-feira (28/7).
Maria Adélia Fiorucci Michelotti foi acompanhada das filhas ver os desfiles. “É a primeira vez que eu venho no Boqueirão Fashion. Gostei da organização do evento, está tudo muito lindo”, disse.
Oportunidade
O estilista Jonas Rocha participou pela primeira vez do Boqueirão Fashion e produziu dois looks para o desfile que teve como tema os artistas de Curitiba. As roupas que ele criou foram inspiradas no livro O Vampiro de Curitiba, de Dalton Trevisan.
“Aqui é uma vitrine para os estilistas de Curitiba, é uma grande oportunidade para mostrarmos nosso trabalho. Curitiba é muito criativa, temos excelentes estilistas aqui”, disse Rocha, que está estudando moda no Senai.
O Boqueirão Fashion é organizado pela Regional Boqueirão e Prefeitura de Curitiba, com apoio da Fundação de Ação Social (FAS), Fundação Cultural de Curitiba (FCC), instituições de ensino, Sebrae, Senai, empresários e vários parceiros da cadeia produtiva da moda.