A presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, participou na tarde de segunda-feira (10/7), no Rio de Janeiro, do lançamento dos programas de fomento Funarte Retomada, do Ministério da Cultura (MinC) e da Fundação Nacional de Artes (Funarte). O lançamento contou com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e da presidente da Funarte, Maria Marighela.
Os editais da Funarte representam um investimento imediato de R$ 52 milhões para projetos culturais das áreas de Artes Visuais, Circo, Dança, Música e Teatro de todo o Brasil. O total previsto para a retomada da política nacional das artes com outras iniciativas que ainda serão lançadas é de R$ 100 milhões.
Pessoas físicas, jurídicas e MEI podem se inscrever nos editais que serão lançados diretamente pela Funarte, concorrendo a diferentes modalidades financeiras. As inscrições estarão abertas a partir desta quinta-feira (13/7) e os editais poderão ser conferidos no site da Funarte. Os programas de fomento da Funarte contam com reserva de recursos para pessoas negras, indígenas e/ou com deficiência.
Possibilidades
Ana Castro representou o Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados. Em sua manifestação, destacou a importância da recomposição de estruturas historicamente reconhecidas no estímulo às artes, à produção e à difusão artística brasileira, como é o caso da Funarte. Para a presidente da FCC, as linhas de fomento abrem “um leque precioso de possibilidades”, alcançando diferentes públicos, de forma descentralizada.
A presidente da Fundação Cultural de Curitiba falou da sua experiência como gestora municipal na condução das leis emergenciais de cultura – a Lei Aldir Blanc I e a Lei Paulo Gustavo. “Estamos alcançando um público que nunca teve contato com os benefícios de uma lei de incentivo”, disse Ana Castro, enfatizando a necessidade de aproximação dos órgãos federais de cultura com os municípios, que vivenciam cotidianamente as necessidades e demandas de suas comunidades e da classe artística.