Curitiba tem um espaço verde para cada 1,8 mil moradores da cidade. Foi com essa informação que a secretária do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Oliveira Dias, abriu a sua participação na plenária sobre áreas verdes na programação do Smart City Expo Curitiba 2023, na tarde de quarta-feira (22/3), no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui.
O número corresponde a 206,1 milhões de metros quadrados de maciços, bosques, praças, áreas de preservação ambiental (APAs) e refúgios e 60 metros quadrados de área verde por habitante, quase o dobro do recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU). “Temos uma história de planejamento urbano que sempre priorizou a preservação dessas áreas”, explicou.
Entre as ações que auxiliam na manutenção dessa preservação e dessas áreas, colaborando com a infraestrutura Verde, a secretária citou programas como o Desafio 100 Mil Árvores para Curitiba e o Jardins de Mel. “Todo esse trabalho faz parte das nossas estratégias para combater os efeitos das mudanças climáticas”, completou.
Soluções na natureza
O painel - que também contou com a participação do pesquisador em Bioeconomia do Instituto de Investigação de Recursos Biológicos da Colômbia Alexander Von Humboldt, Mario Murcia Lopez; do urbanista climático Pedro Henrique Fernandes de Cristo; e da arquiteta da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e Turismo do Estado, Isabela Tioqueta - tratou da importância das áreas verdes naturais para uma vida mais saudável e o futuro das cidades, ameaçado pelo aumento da temperatura do planeta. A moderação foi feita por Laila Del Bem Seleme.
O Smart City Expo Curitiba 2023
O Smart City Expo Curitiba é a versão brasileira do maior e mais importante evento de cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo World Congress, organizado todos os anos pela Fira Barcelona. O evento mundial reúne mais de 25 mil participantes de 150 países.
Organizado pelo iCities, hub brasileiro de negócios em cidades inteligentes, o Smart City Expo Curitiba tem chancela internacional da Fira Barcelona; apoio da Prefeitura de Curitiba, do Vale do Pinhão e da Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap); e patrocínio da Arlequim, Intelbras, Indra/Minsait, Sebrae, São Paulo Negócios e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).