A noite desta terça-feira (19/11) foi de gala e celebração do talento e da determinação das mulheres que decidiram serem donas de suas próprias empresas em Curitiba e Região Metropolitana (RMC), com a Cerimônia do Prêmio Empreendedora 2024, realizado no Auditório Regina Casillo do Solar do Rosário.
Em sua 6ª edição, a premiação celebrou o talento e a determinação das 226 inscritas, de 12 municípios da RMC, à frente dos seus empreendimentos. Numa jornada iniciada em março, que incluiu apresentações de suas propostas a especialistas, eventos de formação e qualificação, foram selecionadas 22 finalistas em quatro categorias.
As vencedoras escolhidas por um júri especializado e pelo voto popular são:
Categoria MEI (Microempreendedora Individual)
- 1º lugar: Cintya Alessandra Santos Pessoa, da Casp Desenvolvimento Humano (consultorias e treinamentos personalizados de autoliderança e liderança, individualmente ou para empresas).
- 2º lugar: Carol Zanatta, VieTech (kits de robótica educativos e originais, ensina de forma prática temas da sala de aula com o uso da tecnologia alinhada à sustentabilidade).
- 3º lugar: Andressa Katiski da Costa Stuart, da Kefi (produtos voltados para mulheres no climatério e menopausa, visando o envelhecimento saudável e qualidade de vida).
Categoria Micro Empresa
- 1º lugar: Bruna Passos, da i-Cont Assessoria Contábil (escritório contábil especializado na prestação de serviços para empresas nos ramos de transporte de cargas e construção civil).
- 2º lugar: Giovana Brizzi, da Brassilo Monitoramento (automatização de controle de armazenamento de grãos através da tecnologia IoT para o agronegócio, promovendo eficiência, sustentabilidade e segurança em cada etapa da produção).
- 3º lugar: Bruna Corso, da Diorama Estúdio (criação de identidades visuais e marcas para empresas, com design gráfico estratégico).
Categoria Pequena Empresa
- 1º lugar: Danielle Serradilla Miguez Mello, da PlanejaDin (auxilia na segurança financeira familiar por meio da educação financeira).
- 2º lugar: Wiliane de Souza Andreoli, da Essenza Saúde, Terapias e Pilates (cuidado com a saúde mental, emocional e física em um espaço terapêutico confortável, com profissionais especializados).
- 3º lugar: Nany Semicek, da Casa Poppis Franchising (um Quintal para Descobrir o Mundo: brincar na natureza no contraturno escolar e festas afetivas).
Categoria Média Empresa
Grande e feliz começo
A vencedora da Categoria MEI, Cintya Alessandra Santos Pessoa, 46 anos, conta que sua empresa completa um ano nesta quarta-feira (20/11), um dia após receber sua primeira premiação. E já sonha em crescer:
“Estou muito feliz com esse reconhecimento. O MEI é um grande e feliz começo. Eu acho que por muito pouco tempo a minha empresa vai se manter como microempresa individual”, disse.
Ela conta que abriu a empresa depois de 20 anos de carreira dentro da área de desenvolvimento humano. “Decidi empreender quando entendi que a coragem e o sonho de entregar o melhor do meu trabalho, que muitas vezes era limitado em certos ambientes. Tive de ter a crença de que eu posso realizar e hoje, tudo isso é fruto de muito trabalho”, completou.
O Prêmio Empreendedora 2024 é uma realização da Prefeitura de Curitiba e do ecossistema de inovação da cidade, o Vale do Pinhão, por meio da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação. A premiação promove o protagonismo feminino nos negócios.
“Curitiba quer reconhecer e apoiar mais e mais as mulheres que empreendem, fazem a diferença e fomentam o desenvolvimento da cidade. Um terço de quem empreende no Brasil é mulher; sendo a metade chefe de família. Têm menor índice de quebra nos primeiros anos do negócio, mas ainda são apenas duas em cada dez fundadores de startups”, destacou o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão.
Histórico
Desde a primeira edição a premiação teve 1.143 inscritas. A partir de 2017, na gestão do prefeito Rafael Greca e do vice-prefeito, Eduardo Pimentel, o evento cresceu a cada edição, passando de 2 para 5 categorias, incluindo as empreendedoras de toda a Região Metropolitana a partir de 2021 e, este ano, passou de prêmio bianual para anual.
“Além do reconhecimento das vencedoras, objetivamos ampliar a rede de contato e apoio entre essas mulheres. Desde 2018, quando a Prefeitura criou o Programa Empreendedora Curitibana, passamos a oferecer uma na jornada de qualificações para que as participantes melhorem a apresentação de seu negócio”, destacou a coordenadora da premiação, Daniela Vitorio Del Puente.
O Prêmio Empreendedora é uma das ações do Programa Empreendedora Curitibana, que incentiva e apoia mulheres para que prosperem como donas de seus próprios negócios. O Programa Empreendedora Curitibana já beneficiou 14,2 mil participantes de 150 eventos, entre palestras, workshops, eventos de networking e oficinas.
Homenagem
A cerimônia também homenageou a memória da primeira-dama de Curitiba, Margarita Sansone, que faleceu em 20 de agosto e era uma grande entusiasta do protagonismo feminino nos empreendedorismo e da promoção da independência financeira das mulheres.
“Fundadora da FAS, Margarita criou o Liceu de Ofícios, que realizou a capacitação profissional para milhares de curitibanas e era grande incentivadora das mulheres empreendedoras”, destacou Paixão.
Palestras inspiradoras
Antes de conhecer as vencedoras do Prêmio Empreendedora 2024, o público foi brindado com música e palestras inspiradoras.
A CEO e fundadora da Aeroflex, Geisa Miksza, contou sua história de sucesso a frente da fábrica de produtos em aerossol. Criada em 2006 na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), hoje conta com 600 colaboradores diretos, tem a meta de atingir R$ 500 milhões em faturamento este ano e está prestes a abrir uma nova planta industrial, com 80 mil m², em São José dos Pinhais.
Recomeços
Ela contou que sua veia empreendedora se mostrou já aos 12 anos, quando, em Borrasópolis (PR), começou a vender Avon e fazer pizza aos sábados para comercializar. Aos 17, abriu sua primeira empresa, um Centro de Educação Infantil. Formada em Química, foi para o ramo das tintas e aerossóis em 2006
Entre erros e acertos, dificuldades, dúvidas, frustrações, aprendeu a recomeçar quando necessário. “Trouxe para vocês seis pontos fundamentais para quem quer empreender, que aprendi em minha história: ousadia, resiliência, paixão, conexões, valor às pessoas e inovação”, disse.
A plateia também conheceu a história de recomeço da instrumentista e designer Myria Tokmaji.
Natural de Alepo, na Síria, deixou seu país em 2013 por causa da guerra e se refugiou no Brasil, onde se tornou multi-empreendedora e integrante da Orquestra Ladies Ensemble, a primeira essencialmente formada por mulheres do Brasil .
Ela apresentou uma música milenar síria, tocada no Qanun, instrumento de cordas árabe, e contou como criou novos negócios no novo país. “Foi um grande desafio recomeçar, reconstruir sonhos e projetos. Hoje, sou musicista, tenho um projeto de culinária e retomei o design de joias. O Brasil me deu um novo lar e a oportunidade de voltar a empreender”, disse.
O evento teve como mestres de cerimônia Paulo Zulu e Valquíria Melnik.Também participaram da cerimônia de premiação a vereadora Indianara Barbosa, a presidente da Câmara da Mulher Empreendedora da Fecomércio/PR e representante das Embaixadores Voluntárias do Prêmio Empreendedora, Luciana Burko; a vice- presidente da Positivo Tecnologia, Marielva Andrade Dias; vencedoras de edições anteriores da premiação e convidados.
O Prêmio Empreendedora 2024 é uma realização da Prefeitura de Curitiba e da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, com organização da Zoli Eventos, apoio de: Mili, Solar do Rosário; patrocínio de: Ademicon, Loft, MadeiraMadeira, Positivo Tecnologia, Projetual Comunicação, Quanta e Tim.