Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Cidades Inteligentes

Prefeitura terá diagnóstico tecnológico para impulsionar inovação

Prefeito Rafael Greca conhece o programa Icities Kids, com os alunos da Escola Municipal de Educação Integral Heitor de Alencar Furtado, no IBQP. Curitiba, 03/05/2017. Foto: Pedro Ribas/SMCS

O prefeito Rafael Greca assinou nesta quarta-feira (03/05) o termo de cooperação da Prefeitura de Curitiba e Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP) para fazer um diagnóstico tecnológico da cidade e colaborar na implementação de soluções inovadoras.

“Vamos desenvolver um diagnóstico preciso para que a cidade desenvolva tecnologias e inovações para otimizar a gestão pública”, comenta Sandro Nelson Vieira, presidente do IBQP.

Durante um ano, serão desenvolvidas pesquisas e trabalhos para diagnosticar e propor soluções tecnológicas para a cidade, em especial na área de mobilidade urbana. Serão analisadas tecnologias que melhorem o atendimento ao cidadão, o acesso aos serviços públicos, desburocratização dos processos, segurança pública, infraestrutura, educação, gestão ambiental e desenvolvimento.

“O diagnóstico da cidade é muito importante para soluções tecnológicas assertivas. A assinatura deste termo de cooperação, assim como o projeto do Vale do Pinhão, mostra a vontade da Prefeitura de fomentar a inovação, o empreendedorismo e desenvolvimento”, comenta Frederico Lacerda, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.

O prefeito também conheceu o projeto Icities Kids, uma parceria do Icities, IBQP, Secretaria Municipal de Educação e Urbs, que desenvolve atividades educacionais e de inovação para crianças no ambiente escolar. Os alunos do Centro de Educação Integral Municipal Heitor Alencar Furtado conheceram o projeto nesta quarta. Ao todo, mais de 2.000 crianças da rede municipal de ensino vão participar do projeto, que engloba temas como as novas fontes de energia, separação do lixo, robótica, automação, sustentabilidade e responsabilidade social em uma linguagem especíifica para elas e com atividades práticas.

“E minha vontade ampliar as atividades aqui apresentadas em iniciativa como o Conhecimento em Linhas, da Secretaria Municipal de Educação. Quanto mais pudermos, mais iremos fazer”, comentou o prefeito.

Startups

O IBQP também é sede de 12 startups inovadoras da cidade. Em salas conectadas, os empreendedores desenvolvem as empresas e se relacionam com troca de experiências e conhecimento. Em breve será produzido vídeo de apresentação dessas startups e todas aquelas envolvidas no Vale do Pinhão, para as redes sociais da Prefeitura e demais canais de comunicação.

Por fim, o prefeito foi convidado pelo presidente do World Trade Center Curitiba, Josias Cordeiro da Silva, a maior plataforma de negócios do mundo, para palestrar sobre o Vale do Pinhão para empresários e empreendedores que querem investir na cidade. A empresa é a responsável pela gestão de mais de 300 edifícios no mundo e tem a intenção de investir em Curitiba nos próximos anos.

Participaram do encontro o co-fundador do IBQP, Carlos Alberto Del Claro Gloger; o diretor de Estratégia Comercial do Icities, Caio Castro; a chefe do departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal da Educação, Simone Zampier; o diretor de Engenharia Financeira do Icities, Eduardo F.M Marques; o diretor executivo do Grupo IDD, Luis César Siqueira de Luca; o diretor de Planejamento do Grupo IDD, Cesar Henrique Sato Daher; o diretor de Operações do IBQP, Fernando Lorenz. 

Em alta