Em nova etapa de modernização do Sistema de Iluminação Pública da cidade, as Ruas Mateus Leme e Nilo Peçanha, duas importantes vias que ligam a região Norte ao Centro de Curitiba, estão com nova iluminação com tecnologia LED.
A substituição dos equipamentos de vapor de sódio e de vapor metálico de alta pressão pelas mais eficientes foi concluída no final de novembro, pelo Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas, garantindo melhoria luminotécnica e economia no consumo de energia elétrica.
A Rua Mateus Leme recebeu 175 luminárias de 150 waltts (potência média), instaladas no trecho a partir da Rua Ignácio Lustosa até o fim da via, substituindo equipamentos que estavam próximos ou já haviam ultrapassado o fim de sua vida útil. Na Rua Nilo Peçanha outras 180 luminárias do mesmo modelo deixaram mais claros os caminhos dos moradores e das pessoas quer circulam pela região.
17 mil luminárias
De acordo com o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, as duas vias integram um conjunto de ruas alcançadas nesta nova etapa de modernização do sistema de iluminação na cidade.
“Ao longo os próximos meses, gradativamente, as equipes trabalharão na substituição de quase 17 mil luminárias em vias de grande fluxo de veículos, que servem como rota do transporte coletivo, fazem a ligação de bairros e a divisa com municípios vizinhos”, explica Rodrigo.
Outras importantes vias da cidade, como a Nicola Pellanda, no Umbará, que liga Curitiba à Fazenda Rio Grande e a Avenida Salgado Filho, que abrange os bairros Guabirotuba, Prado Velho e Uberaba, também já estão com novo sistema LED de iluminação. Os serviços avançam agora para novas ruas como Celeste Tortato Gabardo (Bairro Novo), João Chede (CIC) e Estrada Delegado Bruno de Almeida, no Tatuquara.
Economia
A troca de luminárias pelo programa de modernização já alcançou 65.878 pontos de iluminação, o que representa mais de 40% do total dos pontos de iluminação pública de Curitiba. “As luminárias em LED oferecem maior luminosidade e representam uma economia de mais de 50% do consumo de energia elétrica e vida útil superior, de cerca de 50 mil horas ou dez anos”, explica Rudolfo Runcos, engenheiro eletricista do Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas.
A modernização do sistema está sendo acompanhada do recadastramento dos pontos de iluminação, o que contribui para o monitoramento do sistema e facilita a identificação de possíveis problemas relatados pela população por meio do 156.
Leia mais: