Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Asfalto Novo

Prefeitura revitaliza pavimento de onze ruas no Capão Raso

Prefeito Rafael Greca, acompanhado pelos vereadores Tico Kusma e Oscalino do Povo e pelo administrador da Regional Pinheirinho, Reinaldo Boaron vistoria obras de asfalto novo na Rua Marechal Rondon no bairro Capão Raso. - Curitiba, 05/01/2023 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

A Rua Marechal Rondon, no Capão Raso, é uma das onze ruas do bairro contempladas para receber obras de requalificação da mais nova etapa do Programa Asfalto Novo, lançado em dezembro pela Prefeitura de Curitiba, assegurando mais 81 km de asfalto novo em 168 obras por toda a cidade. Do total, 7 km estão em ruas do Capão Raso (6,970 metros).

Na tarde desta quinta-feira (5/1), o prefeito Rafael Greca, acompanhado pelos vereadores Tico Kusma e Oscalino do Povo e pelo administrador da Regional Pinheirinho, Reinaldo Boaron, vistoriou o andamento dos trabalhos de reciclagem pavimento asfáltico na Rua Marechal Rondon.

“Estamos aqui, no Capão Raso, fazendo asfalto novo em 860 metros com imensa alegria em começarmos o ano trabalhando”, disse o Greca.

A Rua Marechal Rondon é uma das 1.342 vias da cidade que recebe serviços de requalificação do pavimento, dentro do programa Asfalto Novo, da Prefeitura de Curitiba. No local as obras compreendem o trecho entra a Rua Atílio Brunetti e o Córrego Capão Raso.

Melhor locomoção

Morador do Capão Raso há 50 anos, o empresário Ataíde José Kusma, 80 anos, foi até o local para agradecer o prefeito pela realização das benfeitorias no bairro. “Minha família toda mora na região, vimos o Capão Raso prosperar e fico muito agradecido ao ver a prefeitura trazendo essas obras importantes, que modernizam nosso bairro”, falou. 

O estudante Diego do Vale, 30 anos ao lado da mãe, Ângela do Vale, 57, e os vizinhos, Rita de Cássia, 57, e Lauro dos Santos Junior, 51, acompanhavam o andamento dos trabalhos em frente aos portões de suas casas.

"Está ficando muito bom, melhora a estrutura da rua e do bairro, valoriza a região. Para mim, que sou cadeirante, ajuda na minha locomoção. Vou precisar fazer menos manutenções na cadeira e me deslocar com mais facilidade", elogiou Diego do Vale. 

A vizinha Rita de Cássia, contou que vivenciou todas as melhorias da rua. "Agora, estava só buraco e os remendos já não duravam. Moro aqui há 50 anos. Vi o saibro, vi chegar o antipó e achava que não ia ver chegar o asfalto. Mas chegou”, disse a dona de casa.

Processo de reciclagem

Nesta nova fase do programa, as requalificações das ruas são feitas processo de reciclagem, que transforma ruas com asfalto primário em vias com asfalto de boa qualidade. “A técnica é eficaz e econômica, pois possibilita o asfaltamento de maneira mais rápida nesses locais em que a requalificação era muito aguardada pelas pessoas”, explica o secretário municipal de Obras  Públicas Rodrigo de Araújo Rodrigues.


7 km de vias contempladas no bairro

Outras dez ruas do Capão Raso estão contempladas. Já foram finalizadas as obras na Rua Jaime Rodrigues da Rocha, que foi requalificada em 1.765,3 metros, desde o cruzamento com a Rua Winston Churchill até o final da via; a Rua Alberto Kramer, entre as ruas Olindo Sequinel e Jaime Rodrigues da Rocha (90,7m); a Rua Francisco Camargo Pinto, entre as ruas Olindo Sequinel e Jaime Rodrigues da Rocha (90,5m) e a Rua Jandevir Roberto Cecato, entre as ruas Bortolo Gusso e a Santa Regina (425m).

Além da Rua Marechal Rondon, estão em fase de execução as ruas Odair Pazello, entre a Laudelino Ferreira Lopes e José Alcides de Lima (180m); José Zaleski, entre a Laudelino Ferreira Lopes e Mário Salgado Ribeiro (350m); Antônio Freitas Barbosa, entre a Francisco Raitani e Professor João Mazzarotto (650m) e Doutor Armando Fajardo, entre a Bortolo Gusso e Miguel Gaska (343 m).

Também estão no cronograma desta etapa do programa a Rua Olindo Sequinel, entre a Avenida Winston Churchill e Rua Lauro Corona (1.513m), no trecho compreendido e a Bortolo Gusso, Deputado Iracy Vianna e a BR-476 (703 metros); 

Programa Asfalto Novo

Nesta nova etapa do Programa Asfalto Novo, que requalifica 160 ruas de 41 bairros das dez administrações regionais de Curitiba, com obras coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop). Ao todo, são 168 obras por toda a cidade. Em algumas vias, mais de um trecho será contemplado.

O investimento nesta etapa é de mais de R$ 104 milhões. As dez administrações regionais da cidade terão bairros alcançados pelas obras da nova fase do programa, que privilegia os locais mais afastados do Centro.

Desde 2017, na gestão do prefeito Rafael Greca, a partir do programa Asfalto Novo, foram realizadas 1.562 ações de pavimentação já realizadas ou em andamento em 1.342 ruas da cidade, sendo que algumas ruas receberam mais de uma intervenção em diferentes trechos.  São 766,5 km de pavimento renovado por toda a cidade.

As ações priorizaram ruas com unidades de saúde e escolas; as que servem de ligação entre bairros e estão no itinerário do transporte coletivo; e, ainda, aquelas escolhidas pela população pela Central 156 e pelo Programa Fala Curitiba.

Em alta